sexta-feira, 9 de novembro de 2007

De regresso...E com muito para contar!!

Olá, Olá!
Estou de volta!
Ainda não tenho comigo o registo fotográfico de todos os sítios lindos por onde passei! Escusado será dizer que conseguimos atingir as 500 fotografias, e como é óbvio, por muito que gostasse, não as poderei pôr todas aqui! De qualquer forma, assim que as tiver disponíveis, irei fazer uma pequena selecção!
Mas mesmo sem fotografias, estou cheia de vontade de partilhar algumas das coisas que aprendi estes dias....
Estive por vários sítios, cidades, serras, aldeias... Foi muito bom!
E a nível botânico foi sem dúvida um "mini-curso" prático! À parte a minha dislexia para os nomes de algumas espécies e locais, sei que aprendi umas coisitas...
Bom, mas passando ao que realmente interessa!
O que foi afinal que eu vi?
Estive em Coimbra, onde visitei o jardim botânico, que me desiludiu ainda mais que o jardim botânico da Madeira. O que é uma pena... Não consigo perceber como cidades como estas abandonam assim este tipo de espaços... Mas apesar de tudo conseguimos apreciar a bela avenida repleta de tílias e até tirar umas fotografias ao pé de uma Gingko biloba, que eu tanto gosto!:) (segundo a Vera existem aos montes por todo o lado, mas lá por serem "vulgares" eu acho especiais...).
Estivemos no jardim da Quinta das Lágrimas, onde D. Inês de Castro chorou "lágrimas de sangue" e mesmo em frente encontra-se uma Sequoia sempervirens!! Nunca tinha visto uma e delirei... Merece tanto ou mais respeito que os Gingkos!
Estive na serra da Lousã! Fiz um daqueles percursos que vão dar às típicas aldeias de xisto (nós fomos especificamente ao Talasnal) e ADOREI!
Confesso que para mim talvez tenha sido um dos pontos mais altos das férias... Foi pena a hora e o facto de ser Inverno e escurecer muito cedo... Mas a sensação de andar no meio da Serra, sozinha, envolta em toda aquela vegetação, sentindo aquelas correntes, ora de ar frio, ora de ar quente... com o barulho das águas sempre acompanhar o nosso percurso... Olhar em volta e só ver verde, sentir o ar puro, aqueles cheiros... Gostei muito! E a aldeia é realmente encantadora!:) Isto porque está recuperada, claro...
Estivemos ainda no Buçaco, onde também encontramos espécies muito interessantes, inclusivamente um Cupressus lusitanica que dizem ser o mais antigo de Portugal...
Fomos ainda a S. Pedro do Sul, que apesar de ter vários percursos (que nos indicaram e que consta serem maravilhosos) não tivemos oportunidade de os fazer...
Andamos por muitos outros sítios, mas que deixarei para falar depois, juntamente com o registo fotográfico!:)
Mas para já, fica aqui um pequeno resumo...
P.S. Susana, não me esqueci do post dos Hibiscus, mas devido algumas "descobertas" ao longo destas férias, vai demorar mais um pouco, porque terá de ser reformulado.... Depois explico-te melhor!;)

5 comentários:

Unknown disse...

Olá a todos!

Não querendo tirar importância ao conteudo cientifico deste artigo,hoje venho só falar da sua forma... Durante anos insisti com a Sara que o ar do campo nos despertava sentimentos positivos, e que devia experimentar um contacto mais assiduo com a Natureza. ao que ela me respondia que eram manias minhas... peço agora que tomem atenção à forma apaixomante com que foi escrito este texto, comparem-no com todos os anteriores e reparem que nunca outro foi feito com tanta profundidade...

P.S.- O conselho estende-se ao demais leitores!

Filosofando...

Carlos

SARA TEIXEIRA disse...

Meu caro colega Carlitos:
Lamento não concordar totalmente com teu comentário! Isto porque ao longo destes anos as "discussões" que tivemos nunca foram relativamente ao facto de ver o campo em "modo férias"! Mas sim, como modo de vida... E tal como tu bem sabes, apesar de gostar muito da Natureza, também sou muito citadina!
Adorei o contacto com a serra, com o campo... Mas estava de férias!
Até tu que és do "campo" gostas sempre de estar em cima do que se passa por Lisboa!!!:P
Portanto, acho que continuas a não ter razão...:P
Quanto à forma apaixonante como escrevi este artigo, se calhar escapou-te outros: http://floresjardinseafins.blogspot.com/2007/07/simplesmente-natureza.html.
É apenas um exemplo...
Beijinhos!!!
Apesar de tudo, gosto dos teus comentários "filosofando"...;)

Vera F. disse...

Lol! Vocês os dois!! :) Bem, devo admitir que ambos têm razão... cada um de seu modo...

Por algum motivo NOBRE, estão os 2 a morar pertinho de Lisboa neste momento! Porque será que o Carlitos fugiu dos ares do campo? Lol!

É que o ar do campo e da serra é fantástico, mas a "pasmaceira" é insuportável... Meus caros amigos, tudo na vida tem os seus limites... estas nossas férias foram um mix de natureza com cultura citadina... um equilíbrio natural que nos fez muito bem... Beijokas aos dois... e caso vocês não existissem teriam mesmo de ser inventadíssimos! Lool!

Vera F. disse...

Por tudo o que li acho que além de vocês serem especiais, porque gostam da nartureza, escrevem maravilhosamente bem.
Continuem assim e bem hajam, e era bom que todos os rapazes e raparigas deste mundo fossem os nossos futuros homens e mulheres de amanhã.

Salomé Ferreira (Mãe da Vera)

SARA TEIXEIRA disse...

Queria só deixar aqui um obrigada especial à Mãe da Vera (Salomé Ferreira) pelos elogios, pelo interesse e pela participação!
Para quem tem um blog, é muito bom sentir o "feedback" de todas as pessoas! Obrigada!:)