sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Ipomoea purpurea

Vamos então tentar esclarecer um pouco da dúvida que lancei no Post anterior!!!
Gostaria primeiro de referir que as fotografias foram tiradas durante o período em que estive de férias com a Vera. Não revelando aqui a "asneira" que eu disse ao tentar dar o nome a esta planta, posso apenas dizer que a dúvida desse mesmo nome persistiu entre nós nos restantes dias de férias!!!!
A ideia do Post surgiu quando a Vera finalmente descobriu o nome desta linda planta!!!
De facto, como disse a Monique é uma espécie pertencente ao género Ipomoea sp., que por sua vez pertence à família das Convolvulaceae. No entanto, a espécie aqui em questão é designada cientificamente por Ipomoea purpurea. Mas como é óbvio existem nomes comuns para esta espécie, o que por vezes, como a Vera bem diz, só existem para gerar confusão...
A Ipomoea purpurea é vulgarmente designada por corda-de-viola, corriola, campainha... E não campânula, Jorge!;) E nas minhas pesquisas pela net penso que não é esta espécie que apresenta a característica das flores fecharem durante a noite... Mas relativamente a este fenómeno tenho as minhas dúvidas pois encontrei informações contraditórias! Alguns sítios dizem que é a Ipomoea purpurea que fecha as suas flores durante a noite, outros referem a Ipomoea alba... Por isso não fiquei esclarecida!
As espécies do género Ipomoea podem ser árvores, lianas, plantas arbustivas ou herbáceas. A Ipomoea purpurea é uma planta anual, herbácea e trepadeira, originária da América tropical e sub-tropical estando por isso melhor adaptada a climas quentes e húmidos. No entanto adapta-se bem a diversas condições. É resistente a pragas, prefere solos ricos em matéria orgânica, adaptando-se a qualquer tipo de solos, desde que apanhe bastante sol e tenha água em abundância.
As flores apresentam forma de funil (fotos) e a sua coloração varia do purpura até ao rosa, podendo existir ainda flores brancas e até vermelhas. A floração ocorre na Primavera e no Verão.
São plantas utilizadas em terapia floral, para expandir a energia do corpo, mas podem causar reacções adversas tais como: alucinações e psicoses.
Podem ser cultivadas mas surgem muitas vezes como flora espontânea... O que se torna por vezes desagradável, uma vez que são trepadeiras que desenvolvem gavinhas e na presença de outras culturas, competem com estas pela água, luz e nutrientes e dificultam as operações culturais associadas a outra cultura.

3 comentários:

Vera F. disse...

Mto bem, mt bem...mas como diria o Carlitos...para quê cultivar mato???
Beijinho e parabéns!

Eu e a mar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu e a mar disse...

Olá, pesquisando sobre as ipomoea purpurea cheguei aqui.
Sei que elas se abrem durante a noite, duram cerca de seis horas e morrem.
Do lugar onde havia a flor, nasce uma 'bolsa' com as sementes...
Conhecida por aqui também por Bons-dias, e nos EUA e grande parte do mundo por Morning Glory. É uma planta tradicional japonesa, e lá tem o nome de Asagao (a face da manhã). Os xamãs do méxico usam suas sementes para ampliar a consciência e também usam em rituais de candomblé, dizendo ser uma planta da orixá Iansã.
Tenho monte delas em casa. Aqui em São Paull, Brasil, elas estão nascendo por volta das 04:00 e se fecham por volta das 10:00 ou 11:00.