sábado, 8 de setembro de 2007

Gingko

Ontem, a desfolhar o Jornal “Metro”, encontrei uma notícia que me chamou atenção. Nem tanto pelo seu conteúdo, mas sim pelo nome dedicado ao espaço que pretendiam divulgar. A noticia referia um espaço novo, que abriu aqui perto de minha casa (em Porto Salvo) destinado ao bem-estar. Ou seja, uma coisa bastante na moda nos tempos que correm, onde nos podemos dirigir (quando formos ricos, velhos e stressados!!!) para relaxar, através de massagens, banhos turcos, saunas, etc, etc.
Mas o que me chamou atenção não foi a utilidade do espaço, muito honestamente! O que achei curioso foi o nome escolhido para o local: Gingko.

Como sabem (quem não sabe, passa a saber!!) a arvore Gingko biloba é o único representante vivo da classe Ginkgópsidas, sendo muito utilizada como ornamental devido às suas folhas características, em forma de leque e com um sistema de vasos condutores muito simples, o que demostra a rusticidade da planta, mais primitiva e anterior à evolução da maioria das plantas actuais.
No artigo, o que captou a minha atenção, foi a importância que deram à explicação da escolha do nome do espaço e que passo a citar em parte:

Chama-se Gingko e a imagem de marca é a dita árvore que simboliza a paz e a longevidade por ter sobrevivido às explosões atómicas de Hiroshima. É também um sinal de resistência e capacidade de adaptação (…). (…) planta milenar (Gingko Biloba) que mantém as mesmas características de há milhões de anos, quando ainda andavam dinossauros sobre a terra (…)”. Fonte: Paula Oliveira Silva in Jornal “Metro”.

Achei interessante o artigo por ter feito, por mais simples e resumida que seja, uma pequena introdução a esta espécie que tanto respeito merece! Afinal de contas, não se pode andar por ai a colocar o nome de tão ilustres árvores em espaços e depois não lhes dar a sua devida importância! Certo?
Upgrade: Alertada pela Vera, deixo aqui um enquadramento visual para quem desconhece o aspecto desta árvore milenar!

1 comentário:

Vera F. disse...

Em ocasiões formais, os lutadores de sumo (modalidade originária no Japão e praticada em vários outros países asiáticos) colocam o cabelo em forma de folha de Gingko...entre outras razões para dar sorte!

Outras coisas interessantes: biloba significa BILOBADA e refere-se à folha...que é lindíssima!!!

Em termos de jardinagem, também há curiosidades interessantes:
1. No outono têm uma viragem de cor para amarelo dourado, que é lindíssimo, e que se intensifica mais quando em locais mais frios;
2. São plantas dióicas...(ver lição da SaRA anterior, iihihih) e nos EUA (e não deve ainda estar disponível para o nosso país) utiliza-se mais a cultivar 'Autumn Gold' pois este é um exemplar masculino! A utilização exclusiva de cultivares masculinos serve para evitar que as femininas produzam sementes que têm um cheiro pestilento (dizem!)...por isso, devia tb ter-se esse cuidado em Portugal...
3. Há uma outra cultivar que é lindissíma: chama-se 'pendula'e que, em vez de ter um crescimento vertical, tende a pender para os lados...
4. É óptima árvore para se colocar em arruamentos e cidades pois é hiper tolerante à poluição, daí ter resistido às bombas atómicas...


Se me lembrar de mais alguma coisa...digo!
Bj