terça-feira, 13 de novembro de 2007

Os girassóis e o biodiesel em Oeiras

Ao longo deste Verão, muito se falou entre os moradores (e/ou conhecedores do concelho de Oeiras) sobre a plantação de girassóis em alguns hectares do concelho, nas proximidades do Oeirasparque!
Acho que foi do conhecimento geral que o objectivo da plantação era "ocupar" e dar um aspecto mais harmonioso aos terrenos ( reforça-se, BALDIOS!) que estão já algum tempo destinados à segunda fase de conclusão do Parque dos Poetas! No entanto, algumas pessoas mais atentas e preocupadas com o dinheiro do município, questionaram muitas vezes: "De que serve plantar isto, durou tão pouco tempo, murcharam logo, não voltam a dar flor e só se gastou dinheiro?"
Confesso que nunca acreditei que assim fosse... Cheguei a perguntar a pessoas mais entendidas sobre a cultura do girassol, como a "coisa" funcionava...E as informações que obtive (sementes caras, necessidade de preparação do terreno, ciclo cultural curto) sempre me levaram a pensar que os responsáveis por tal projecto, não poderiam apenas estar a pensar no aspecto ornamental que os girassóis atribuíram ao concelho durante os meses de Verão! Pensei sempre para comigo: "Quem fez isto, sabe o que está a fazer! E algum objectivo final deve existir...".
Pois é!Mas a maioria das pessoas, munícipes principalmente, assim que começaram a ver os girassóis murcharam, desataram a criticar o projecto! "Uma estupidez!!! Não durou tempo nenhum...", "Qual é o interesse? Não voltam a nascer flores...", etc, etc... Mas para todos aqueles que não me ligaram quando eu disse que acreditava que algum destino útil teriam todos aqueles girassóis, aqui transcrevo uma breve noticia:

"Do girassol ao combustível: Nos terrenos onde em breve deverá surgir a segunda fase do Parque dos Poetas a Câmara Municipal realizou, em Abril passado, uma sementeira de girassóis, numa extensão de seis hectares. A sementeira foi colhida em Setembro, tendo sido alcançada a produção de cerca de 650 quilos de sementes de girassol. Depois da colheita, as sementes foram encaminhadas para a empresa Oleotorres, parceira do Projecto Óleo Valor e responsável pela recolha dos óleos alimentares usados para a produção de biodiesel. Esta iniciativa reforça a estratégia de actuação da Autarquia de Oeiras em prol do desenvolvimento sustentável do concelho." In: Boletim Municipal Oeiras Actual Nº 178, Out/07.
Na minha humilde opinião, aqui está um exemplo de uma iniciativa com objectivos actuais, sociais e estéticos, não descuidado a sustentabilidade do futuro! E não querendo ser mal interpretada e muito menos que pensem que escrevo um Post de carácter politico, quero reforçar que apenas expresso o meu contentamento por ter tido oportunidade de acompanhar (como munícipe, claro) um projecto destes! A que sem dúvida, "tiro o chapéu"!
Gosto de girassóis, achei muito bonito tê-los a "decorar" o concelho durante o Verão, não gosto de desperdícios e dinheiros mal gastos e sou totalmente a favor da ecologia e da sustentabilidade futura, ou seja, neste caso especifico, biodiesel!

2 comentários:

Vera F. disse...

Eheheh!
Muito bem... Desconhecia por completo a agricultura do Concelho do Sr. Presidente, "3 vivas ao Sr. Presidente!" (lol, tou a gozar)...
Acho que foi uma excelente ideia... só acho que na notícia a produção á um pouco baixa... mesmo com pouca adubação e em sequeiro... acho que esses valores poderão não estar correctos... mas o que interessa é que aproveitaram um baldio... por mais baixa que tenha sido a produção, já foi qq coisa!!

Quando tiver mais tempo, tenho novidades sobre o biodiesel, se quiseres!

Bj

SARA TEIXEIRA disse...

Olá, Vera!
A tua questão relativamente à produção parece-me bastante pertinente! Mas no entanto, tenho que confessar que não tenho noção desses valores... Infelizmente ainda não sei muita coisa!:S
De qualquer forma, talvez tenha algumas explicações para os supostos baixos valores de produção (conclusões minhas, claro...Sem qualquer tipo de informações externas!):
1º acredito que a densidade de plantação tenha sido menor do que num campo em que se pretende lucro e bons valores de produção. Isto porque como um dos objectivos era ornamental, talvez a imagem de girassóis atafulhados a gritarem: "PRO-DU-ÇÃO!! PRO-DU-ÇÃO!!", não fosse o mais indicado. Para além do factor do preço da semente/planta.
2º Vi muitas vezes, os municipes (mais propriamente os belos domingueiros) com as suas crianças e respectivos canidíos a passearem-se entre os girassóis! Quiça, para relembrarem aquele anúncio: "Brisa de Portugal, Heno da Natureza!". Esquecem-se é que no anúncio era aveia e não girassóis! adiante... Portanto acredito que muitas plantas tenham sido destruida durante o ciclo cultural.
3º e último motivo, aquilo que referiste, falta de adubação, inexistência de rega e algumas operações culturais que se calhar não existiram e poderiam contribuir para o aumento da produção, posssivelmente não ajudaram aos valores obtidos.
De qualquer forma, também não posso garantir a veracidade exacta dos valores, porque esses são da responsabilidade do autor do artigo.

Quanto às novidades sobre o biodiesel, venham elas!!:) Mesmo não sendo a "base" deste blog, acho um assunto muito interessante para se debater aqui neste espaço!Por isso, fico à espera!:)

E nunca é demais agradecer a tua participação sempre tão activa neste meu pequeno cantinho! Obrigada, Vera!:)
Beijinhos