segunda-feira, 16 de julho de 2007

"O" Crisântemo

O crisântemo que falei algum tempo atrás (ver aqui), está a dar flor!!! Cresceram dois pequenos botões, no seu ainda mais pequeno caule! Nem queria acreditar quando vi! No entanto, acho um pouco precoce... Os crisântemos é suposto florirem no dia de Finados, isto é, dia 1 de Novembro! Deve andar meio baralhado com este tempo incerto, coitado... Ou então não se está orientar bem com as horas de luz natral que tem! Sim, porque como é obvio eu não ando a pô-lo às escuras ou às "claras" para que ele só entre em floração em Novembro... Mas é resistente a plantinha, hein?:)

Nomes

Eh,eh... Hoje, num dos meus percursos diários, reparei numa carrinha que estava parada e dizia : "Montagem de sistemas de rega - jardins - orçamentos grátis". Quando a ultrapassei (pedonalmente, está claro!) vi que a nome da empresa era : "Sara Jardins"!!!:) Pelos vistos o gosto por "Flores, jardins & afins" é comum nas "Sara's"!
No entanto, um dia quando quiser montar a minha empresa (cof, cof...) esse nome já não vou poder adoptar...

terça-feira, 10 de julho de 2007

Simplesmente a Natureza...

Já é mais que óbvio o meu gosto e interesse por "Flores, jardins & afins", para além de tudo um pouco que se relacione com Agronomia (porque será,né?!). Mas fugindo ao tema do Blog e esperando que não me levem a mal, estou com uma vontade IMENSA de partilhar uma das minhas maiores paixões... A PRAIA!!!
Pois é... Aquele sítio cheio de matéria inerte que chamamos areia, onde não nasce uma única plantinha; Aquele mar imenso, repleto de água salgada, que intoxicaria qualquer ser vegetal e terrestre cheio de sede; Aquele areal extenso, sem uma única árvore para nos proteger da sombra...
Enfim...Tudo aquilo que não condiz com o tema deste Blog, mas que eu simplesmente ADORO!:) No entanto, não deixa de ser mais uma vez a natureza a encantar-me...
Bom, mas este pequeno Post não veio do nada!! Tudo isto surgiu porque no Domingo passado tive um optimo dia de Praia!
Na fase em que me encontro (às voltas com o TFC) talvez não tenha sido a atitude mais sensata... Mas soube tão bem!:) E ficou o bichinho... De repetir mais para a semana!;)
Gosto muito de conhecer e passear pelos jardins, sinto-me sempre muito bem quando ando pelo campo, mas definitivamente não há nada que me encante mais que um belo dia de praia!

P.S. Como podem imaginar, estou a referir-me às praias de Portugal... Mais especificamente às praias da linha! Sim, porque se estivesse a falar da Republica Dominicana ou quiça, da Jamaica, ai teria um belo coqueiro para me proteger do Sol e me matar a sede!! hehe...

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Apresentações: Estrelícias



Strelitzia reginae Aiton


E não é que parece mesmo a cabeça de uma ave? As estrelícias são também designadas como "aves do paraíso" devido a esta sua forma tão característica. Apesar de serem muito associadas à Madeira, as estrelicias são originárias de Africa do Sul adaptando-se bem a clima tropicais e sub-tropicais.

domingo, 1 de julho de 2007

Costela-de-adão

A costela-de-adão (Monstera deliciosa) é uma planta que pertence à família das Aráceas, sendo originária do México. As suas folhas são grandes, cordiformes, perfuradas e de uma intensa tonalidade verde escura. As flores são aromáticas e o fruto é comestível.
Até bem pouco tempo apenas conhecia esta planta pela sua utilização ornamental (havia uma em vaso no meu prédio) mas desconhecia o seu nome.
Quando estive na Madeira, no mercado do Funchal, provei um fruto que é conhecido pelos vendedores como “fruto delicioso” e que segundo eles é uma espécie de “híbrido de banana x ananás”. Obviamente que estranhei porque nunca tinha ouvido falar de tal coisa… Mas a verdade é que no Jardim Botânico encontrei um exemplar do fruto, só que falha minha nem reparei no resto da planta.
Alguns dias atrás calhou em conversa falar-se nesse fruto, no seu verdadeiro nome, qual a sua origem…E decidi investigar! Qual não é o meu espanto quando descubro que o “fruto delicioso” é o fruto da “costela-de-adão”!
De facto, a planta Mostera deliciosa é muito utilizada aqui em Portugal Continental como ornamental, mas dar fruto nunca tinha visto. Só mesmo na Madeira. Num Blog que li, dizem que a planta não dá fruto quando está em vaso… Mas honestamente tenho as minhas dúvidas porque nos jardins dos Marqueses de Pombal existem lá algumas plantadas no solo e nunca vi darem frutos…
Acho que o motivo por que dizem que é um híbrido de banana x ananás é porque o sabor tem algumas semelhanças com esses dois frutos e porque a forma comprida se assemelha à banana e a casca é constituída por pequenos hexágonos que fazem lembrar o ananás.
Só gostava de saber o porque de no continente não se usar (nem sequer conhecer) este fruto e na Madeira ser tão conhecido! Quando de facto a planta existe em ambos os sítios…
De seguida seguem algumas fotos em que se pode ver o fruto na planta e nas bancadas do mercado do Funchal: