domingo, 29 de abril de 2007

Ainda os Crisântemos!

Faz aproximadamente um ano e meio que numa visita de estudo na qual eu estava incluída, foi oferecido a todos os alunos um vaso de crisântemos. Apesar deste tipo de flores em vaso ter como objectivo comercial a planta em flor, por graça mantive o vaso em casa, mesmo após ter terminado a floração e a planta ter entrado em repouso vegetativo. Segundo nos disseram, se mantivéssemos a planta no vaso e a podássemos, no ano seguinte rebentariam novas flores e passados dois ciclos vegetativos poderíamos transplantar para o solo.
Só para poderem apreciar a minha vocação, este era o aspecto inicial do vaso quando o trouxe para casa:



Pois bem, após um ciclo e meio vegetativo decorrido, eis o aspecto do meu crisântemo:


Sem comentários.....:)

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Crisântemos vs. Margaridas

ACABOU O TEMPO!!! Terminaram as votações!!!
Apesar das poucas sugestões e opiniões sobre a questão que eu aqui lancei no meu último Post, acho que tenho o dever de pelo menos esclarecer aqueles que se mostraram interessados! Por isso mesmo,

Qual é afinal a diferença entre um Crisântemo e uma Margarida?

Os crisântemos (Chrysanthemum spp.) estão desde algum tempo associados ao dia 1 de Novembro (dia de Finados), sendo porventura a flor mais utilizada nos cemitérios para a ornamentação das sepulturas e por isso mesmo adquiriram alguma antipatia nas épocas festivas e alegres.
Já as margaridas são famosas pelos bonitos “bouquets” campestres que compõem e estão de alguma forma conotadas como flores graciosas e alegres.
De facto, existe esta distinção entre crisântemos e margaridas. No entanto, cientificamente são ambas Chrysanthemum spp., sendo apenas exemplos de cultivares distintos.
Consta que a denominação de margarida surgiu quando se sentiu a necessidade de “aliviar”os crisântemos da imagem triste e fúnebre a que estavam associados. E assim, foi vulgarmente atribuído a um grupo específico destas flores (que apresenta a forma de inflorescência que conhecemos como margarida) esta designação.


Para ajudar a esclarer as dúvidas aqui seguem duas imagens, a primeira corresponde às inflorescências do tipo margarida, enquanto a segunda é um exemplo daquilo que mais vulgarmente consideramos crisântemos:








Queria só acrescentar uma pequena coisa… Esta informação (completada por mim) foi-me dada, a mim e aos meus colegas, numa aula de “Plantas Ornamentais”. E eu já verifiquei em algumas pesquisas, que assim o é. No entanto hoje, antes de escrever este Post, quis-me certificar do que iria dizer! E a verdade é que no guia: “Nomes vulgares de plantas existentes em Portugal - Protecção da Produção Agrícola (DGPC)” as margaridas são apresentadas com outros nomes científicos e nos nomes vulgares para as espécies Chrysanthemum spp., não aparecem. O que confesso que me deixou um pouco baralhada… Será que existem outras plantas, que nós não as conhecemos como margaridas, mas de facto são essas que vulgarmente são designadas como tal?! Ou será que fui eu que não interpretei bem a informação que me foi transmitida?! Honestamente… Não sei!!!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Perguntas e respostas: Crisântemo ou Margarida?

Proponho aqui um desafio! Qual é a diferença entre um Crisântemo e uma Margarida? Alguém sabe? Fico à espera das vossas respostas... :)

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Brincos-de-princesa

As fuchsias, ou vulgarmente designadas de "brincos-de-princesa", são originárias da América do Sul e pertencem à família Onagraceae. São plantas vivazes, semi-lenhosas, com época de floração entre Maio a Outubro. Necessitam de um período de repouso durante o Inverno em condições frescas, no entanto, se receberem pelo menos três horas de sol directo por dia podem dar flor, aparecendo assim continuamente quase todo o ano.
No entanto, algumas variedades são sensíveis à geada, o que implica que sejam protegidas/resguardadas no Inverno (obrigando a que se encontrem em vasos e não directamente no solo).
As flores desta planta são bastante coloridas e grande parte são pendentes, adequando-se bastante bem em vasos pendurados. A flor é composta por quatro ou mais sépalas curvadas, estames compridos e estigma extremamente comprido (O que dá a impressão de um brinco pendurado). Existem algumas variedades que apresentam folhas variegadas e decorativas. Através da poda é possível guiar estas plantas, dando-lhes diferentes formas: arbusto, árvore, pirâmide ou coluna.
A multiplicação das fuchsias resulta bem quando propagada por estacas de caule e necessita de um substrato (ou mesmo o solo) bem drenado. Ou seja, deve-se evitar o alagamento da terra assim como os ventos frios e secos. É sensível ao pulgão, à botrytis e à ferrugem.
Nas minhas pesquisas descobri que estas plantas são comestíveis, tanto o fruto como as flores (mais especificamente as pétalas). Para além disso, são flores utilizadas em terapias com essências florais e que actuam essencialmente na repressão, emoções bloqueadas, enxaquecas, dores de estômago, gastrite, úlceras e mau hálito.
É lamentável, mas não tenho nenhuma imagem destas belas flores! Para quem estiver interessado em ver como são bonitas, encontram neste site:
http://www.olhares.com/brincos_de_princesa_fucsias/foto917969.html


Nota: Gostaria de não estar a ser demasiado tendenciosa, mas a verdade é que os "brincos-de princesa" são mais uma das minhas favoritas!!! Na casa da minha avó haviam várias, o que pode indicar que se adaptam bem na linha de Cascais.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Apresentações: Hibiscos


Hibiscus rosa-sinensis L.
Os hibiscos, ou vulgarmente também designados de Rosa-da-china, existem em variadíssimas cores muito vivas. Como arbustos ficam bem em qualquer jardim e dão flores da Primavera ao Outono.
Mais uma das minhas predilectas!!!

sábado, 7 de abril de 2007

Buganvília

Buganvília – género Bougainvillea



Família: Nyctaginaceae

Origem: América do Sul

História: Diz-se que foram descobertas no Brasil em 1790, pelo francês Louis de Bougainville.

Clima e solos: São plantas trepadeiras que se adaptam muito bem a climas quentes e áridos e sensíveis a temperaturas menores que -5º C. No que toca aos solos adaptam-se muito bem a qualquer gama de pH.

Características: As buganvílias são cultivadas pelas suas brácteas coloridas (rosa, encarnado, creme, alaranjado e até arroxeada). Normalmente, as pessoas chamam flores às brácteas, mas na realidade as brácteas são folhas modificadas que servem para proteger as inflorescências e para atrair os insectos para a polinização, estas brácteas são totalmente estéreis.
As inflorescências são brancas e/ou cremes e o fruto é um aquénio (como o morango), que não tem qualquer interesse. Floresce todo o ano.
Usualmente apresentam espinhos e por isso, quando se poda devem usar-se botas, luvas e óculos, e não pensem que estou a brincar… os malvados espinhos magoam à séria!
A folhagem das buganvílias é persistente (todo o ano verde).
Pode atingir 5 a 10 m dependente das variedades, mas como não pretendemos que isso nos aconteça, devem efectuar-se podas todos os anos.

Truques: Partindo do pressuposto que queremos plantas para o nosso jardim para elas florirem (o que nem sempre acontece), as buganvílias florescem melhor se:
1) As colocarmos ao Sol (requer sol de chapa);
2) Lhe dermos pouca água (não matá-las à sede, mas regar pouco, e só regar enquanto floresce). As regas devem ser sempre efectuadas quando estiver menos calor, isto é, início da manhã ou fim da tarde, nunca ao meio dia;
3) Lhe dermos pouca adubação (se adubarmos muito, ela irá ter mais vigor e produzirá ramos ladrões, estes não dão flores, e isso é o que nós não queremos!), além disso, devemos escolher uma adubação pobre em Azoto, mais rica em Fósforo e medianamente em Potássio;
4) Colocarmos os ramos na horizontal, para tal, temos de forçá-la a ser horizontal, isto é, atar os ramos com arames;
5) Podar todos os anos

Poda: Apesar de se poder podar várias vezes, desde que seja após a floração, a poda deve ser feita todos os anos no final de Fevereiro,
A poda deve ser feita a 3 nós, isto é, contam-se os olhos da planta, que nesse ano irão crescer e cortam-se os restantes. Nesse ano irão crescer ramos com 60 a 100 cm que irão florescer.

Espécies existentes: Bougainvillea buttiana; Bougainvillea glabra; Bougainvillea peruviana; Bougainvillea spectabilis; Bougainvillea spinosa; entre outras.
Espécies mais usadas: Bougainvillea glabra; Bougainvillea spectablis

Variedades anãs: apresentam entre-nós curtos; variegadas (o que significa, que apresentam folhas com manchinhas brancas, sem clorofila, e que por isso, crescem mais devagar porque possuem menos clorofila).

Variedades com dupla quimera: por exemplo, plantas que ao mesmo tempo têm:
- folhas verdes;
- folhas brancas;
-folhas verdes e brancas;
- brácteas rosas;
- brácteas brancas;
- brácteas rosas e brancas.

Pormenor de folhas verdes e brancas. Fonte: http://toptropicals.com/pics/toptropicals/ebay/6467.jpg


Variedades com duplicatura: isto é, estames e carpelos transformam-se em brácteas estéreis, ficando as plantas em floração com uns enormes tufos de mais de 6 brácteas.

Problemas: São plantas que enraízam com grande dificuldade e apresentam uma taxa de fertilidade muito baixa (nunca pedir raiz nua), por isso a propagação deve ser feita por estaca de ramos lenhosos.
Costumam ser atacadas por pulgão que pode ser tratado com um insecticida sistémico.
( Este artigo é integralmente da autoria da minha amiga e antiga colega Vera Ferreira.)

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Upgrade

Upgrade: Carlitos, o Amor-perfeito é uma boa planta para pôr no tal terraço. Combina com o azul e dá flor todo ano, apesar do período de floração ser curto. No entanto, consta que basta semear regularmente algumas plantas para obter flores todo o ano.

domingo, 1 de abril de 2007

Apresentações: Amor-perfeito



Amor-perfeito (Viola arvensis Murray)

Sem dúvida uma das minhas preferidas!!!