terça-feira, 1 de maio de 2007

Thrips, tripé, tripe, tripar...TRIPES!!

Fugindo um pouco do contexto, decidi aqui apresentar os famosos TRIPES!!!
São eles que me têm dado tanto trabalho estes últimos meses…
A fotografia em baixo é apenas um exemplo de uma espécie da ordem Thysanoptera! Actualmente são reconhecidas cerca de 5000 espécies de tripes. Mas estima-se que existem cerca de 8000! Este é apenas um…deles!
Apesar do meu trabalho de fim de curso basear-se no estudo dos tripes como praga para a cultura do tomate de indústria, estes insectos também atacam ornamentais, causando estragos directos bastante graves.
A imagem está bastante ampliada… Este pequeno insecto não tem mais do que 2 mm.

4 comentários:

Vera F. disse...

Olha a miopia a piorar..dia para dia, mulher!!!

. disse...

Não consegues uma vista de perfil?!Acho que este não deve ser o ângulo que favorece a criatura!Tenta apanhar noa pose mais natural!brincadeira claro!bjokes

gustavo disse...

Ola,

sou produtor de flores e gostaria de saber se na sua pesquisa sobre o tripes se vc achou algum meio de acabar com essa praga ??

abraço....

gustavobom.flp@gmail.com

SARA TEIXEIRA disse...

Olá, Eder Gustavo!
O objectivo do meu trabalho foi estudar diferentes modalidades de captura dos insectos (tripes), não estive propriamente a estudar a forma de os eliminar...
Sei que existem substâncias activas para o combate a esta praga... Mas confesso que não sei quais são e além disso, a aplicação destas, pode variar com diversos factores:
- o tipo de cultura
- o país onde se encontra (podem ser substancias autorizadas ou não)
- o tipo de ataque da praga.
Portanto em relação à sua pergunta especificamente, acho que não o posso ajudar... Até porque no meu trabalho, a cultura em questão era tomate, o que faz toda a diferença relativamente ao ataque dos tripes.
No tomate, o principal problema dos tripes, é a transmissão de um virus e não os estragos directos.
Já em ornamentais, os estragos directos são bastante graves, provocando danos que eliminam o valor comercial das flores.
Por isso, suponho que existam vários insecticidas para tripes indicados para ornamentais. Mas dos quais eu não tenho conhecimento, uma vez que em tomate de indústria apenas nos preocupamos com os estragos indirectos, logo pequenas populações de tripes não são preocupantes.
Espero ter ajudado, dentro do possível, mas realmente em ornamentais não tenho conhecimentos de tripes para responder à sua questão.
Obrigada pela sua participação!:)
Sara