segunda-feira, 21 de maio de 2007

A Flor da Paixão! (II) - Polinização Cruzada

"Apesar de ter uma flor completa, ou seja, uma flor que possui órgãos masculinos e femininos, a flor do maracujá é auto-incompatível e incompatível entre flores da mesma planta ou entre plantas com grau de parentesco muito grande. Além disso, a flor do maracujá só se abre uma vez: se não for fecundada, fecha e cai. Dessa forma, a polinização do maracujá precisa ser cruzada, ou seja, o pólen de uma flor só poderá fecundar uma flor em outra planta. Para fazer a polinização o maracujá conta com a natureza, mais especificamente com uma espécie de insecto, a mamangava (Xilocopa sp). "
"O agente principal da polinização cruzada é o vento, mas em algumas espécies, insectos e pássaros são importantes.
As espécies que possuem polinização cruzada, normalmente possuem uma grande variabilidade genética, e facilitam o trabalho de melhoramento através de cruzamentos entre variedades. Os processos de desenvolvimento de híbridos são facilitados nas espécies de fecundação cruzada.
As plantas de fecundação cruzada possuem alguma das características abaixo que impedem a auto-polinização:
- Flores somente masculinas ou somente femininas. Ex: cucurbitáceas, abóboraa, pepino.
- Maturação diferenciada dos órgãos reprodutores, assim quando os estames se encontram maduros, o estigma já se encontra fecundado por outra planta, ou vice-versa.
- Grande distância entre estigma e estame ou posicionamento morfológico que dificulta a auto-polinização. Ex: maracujá. "

Fonte: www.wikipédia.org


Nota:

Ou seja, do que eu percebi, e respondendo à questão da Ana, dificilmente terás frutos. Ou mesmo que os tenhas, será numa quantidade reduzida. Isto se não tiveres uma outra planta de maracujá, para assim ocorrer a polinização cruzada, que mesmo assim será reduzida se não houver insectos a fazerem a polinização. Mas se o que vocês pretendem mais é o valor ornamental, o facto de dar poucos frutos, pode ser positivo,não? Suja menos!;)
Quanto ao enraízamento, ela é trepadeira, portanto vai crescer e bem! Mas não creio que seja como a hera... Para obteres novas plantas, terás que semear as sementes que obtiveres dos frutos...se estes existirem!Ou então, só por enxertia ou estacaria (via vegetativa).
LOL...q confusão, não é? Até eu estou baralhada...:)

Queres a minha opinião? A beleza da planta e da flor, mesmo que não dê origem a frutos, é suficientemente compensadora!:)

2 comentários:

Ricardo Ramalho disse...

Poli-quê?

Ok, ok... é a maneira de a flor ter algo para começar a transformar-se em fruto ou então é algo parecido com isso...

Eu cá é mais bolos... :P

Mas a flor é realmente muito bonita!

lemonCatcher disse...

Hehe!
Mais uma vez obrigada, foi esclarecedora esta informaçãao.
E eu a pensar que ia poder comer maracujás do meu quintal... afinal é uma planta complicadinha!! :D
A flor vale a pena, realmente!
bj