sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Nomes, características e classificações...

Este post pretende responder a uma dúvida que surgiu durante as férias!
Para quem vai ler (principalmente para quem está inserido no meio da biologia/agronomia), talvez pareça um esclarecimento um pouco básico… Mas a verdade é que a dúvida surgiu e, mais uma vez, depois de algumas divagações, a dúvida persistiu…E para que isso não volte acontecer, aqui está este post para me ajudar a esclarecer e para que caso a dúvida surja em situações futuras, qualquer um de nós possa tentar esclarecer aqui…

Portanto, passando à dúvida propriamente dita:

Gimnospérmicas, Angiospérmicas, Monocotiledóneas, Dicotiledóneas, Monóicas, Dióicas, órgãos reprodutores masculinos e femininos, coníferas…Algumas classificações e características pouco definidas!!!

Dentro do Reino das Plantas, temos várias classes, entre as quais as Gimnospérmicas e as Angiospérmicas. Dentro desta última classe, existem duas sub-classes, as Monocotiledóneas e as Dicotiledóneas.

As Gimnoespérmicas possuem as “sementes nuas”, que de um modo geral formam-se dentro de cones, sendo a maioria das Gimnospérmicas actuais coníferas. As Angiospérmicas, produzem “sementes fechadas”, que geralmente encontram-se dentro de frutos.

As Monocotiledóneas apresentam um Cotilédone, raiz fasciculada e o caule é simples, sem ramificação. Já as Dicotiledóneas apresentam dois cotilédones, raiz aprumada e um caule ramoso (tronco e espique).

Relativamente às plantas monóicas e dióicas. As plantas que produzem no mesmo indivíduo flores masculinas e femininas (a maioria das Gimnospérmicas) são monóicas. As plantas dióicas são aquelas que apresentam indivíduos unicamente com flores masculinas e indivíduos unicamente com flores femininas (Ex. Kiwi).

Nas coníferas (indo um pouco mais ao fundo da questão que surgiu em férias), os órgãos reprodutores são tipicamente cones mais ou menos alongados. Os masculinos são flores, enquanto os femininos são inflorescências. Como já disse, na generalidade as coníferas são plantas monóicas, o que significa que os cones femininos e os masculinos se encontram no mesmo indivíduo.

P.S. Continuo a não perceber a divagação da vizinha da tenda ao lado em chamar àquele “cogumelo”, esporófito…

Sem comentários: