quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Bombacaceae (Autora: Vera Ferreira)

As sumaúmas são árvores produtoras de fibra fina e sedosa que se usa em enchimentos de almofadas. Estas fibras mais conhecidas por kapok encontram-se à volta da semente, envolvendo-a. No entanto, Chorisia speciosa (lê-se Corizia) é a mais bela de entre as sumaúmas, e a mais usada em jardinagem e paisagismo.

Speciosa significa magnífica, possivelmente uma alusão à fantástica floração, que se dá no Outono, meados de Outubro. No fim da estação inicia-se a queda das folhas sendo uma árvore de folha caduca.

Os troncos são cinzentos esverdeados e normalmente possuem acúleos (projecção na superfície da planta, sobretudo no caule, semelhante a um espinho, tal qual como as rosas) afiados nos ramos mais jovens.

As folhas são compostas palmadas (forma de palma da mão), e caem na época da floração. As flores são grandes, com 5 pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Durante a floração, a árvore vira uma grande mancha rosa que faz um belo espectáculo da natureza.

É realmente uma árvore muito bonita para se ter no jardim, se o nosso jardim a puder acolher… estas árvores podem atingir 20 m de altura.

São originárias da América do Sul, nomeadamente, do Brasil, de florestas tropicais e por isso não suportam geadas, no entanto, há exemplares de Chorisia em Belém (zona próxima do mar com menor risco de ocorrência de geada), uma delas mais antiga, do lado direito do Mosteiro dos Jerónimos. E também mesmo em frente à entrada principal do Centro Cultural de Belém. O que acontece é que as do CCB são provenientes de sementeira e por isso, devido à variabilidade genética, cada uma é diferente da seguinte, há umas altas outras baixas, umas que florescem em Setembro e outras que florescem apenas em Novembro, há algumas com acúleos e outras nenhuns acúleos, enfim… a Natureza no seu melhor! Correctamente, e como as árvores estão dispostas numa fila, deveriam ter-se feito árvores todas iguais, através de enxertia ou então clonagem (técnicas muito fáceis em plantas e que se podem fazer, não é como a Doly :-)) dando origem a uma Avenida que daria um pouco mais gosto pois estaria mais homogénea! Mas enfim… Como não se pode ter tudo, ficamos com uns Outonos floridos neste cantinho da Europa que até consegue ter árvores tão tropicais!
p.s. Mais uma vez obrigada Vera por este excelente post!;)

Sem comentários: