quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Bonsais

Mais uma pergunta que me fazem...Mais uma que não sei responder....
Pior!!!Nem sei bem onde ir procurar...
Por isso lanço aqui o desafio: Alguém sabe quando se mudam os bonsais de vaso? Tipo, quando já estão com as raizes tão grandes para o vaso em que estão que quase que fazem lembrar as chinesas com os seus pézinhos enfiados em sapatos 5 números abaixo!!!
Bom, a verdade é que passa-se isso com os bonsais aqui da clínica...E eles tem que ser mudados de vaso!mas uns dizem que é no Inverno, outros no Verão...Uma confusão!
Eu confesso que de Bonsais percebo pouco, o unico que tive não durou muito tempo lá em casa...
Portanto, quando se muda o vaso a um bonsai?
E mais informações interessantes sobre estas plantas são bem vindas!:)

5 comentários:

Lina disse...

Olá Sara... A minha mãe fez um curso de Bonsais em Sintra e ela diz q se deve mudar mais ou menos de 4 em 4 anos. De um modo geral, o transplante pode ser feito no inicio da Primavera. Mas cada espécie tem caractyeristiscas difeentes e por isso pode ter o seu "timing" de transplante.

Mas o importante mesmo é ter atenção ao tipo de bonsai e tipo de terra. Porque cada espécie, tem as suas necessidades nutricionais e por isso existirem alguns com vários tipos de terra (umas drenantes, outras ricas em nutrientes, enfim...).

Há um site onde penso que poderás encontrar algumas das respostas às tuas dúvidas:

http://www.artedobonsai.website.online.pt

Um abraço fechado

SARA TEIXEIRA disse...

Lina, Obrigada pelas informações preciosas!!:)
Acho que os bonsais aqui da clínica vão agradecer!O mais dificil vai ser descobrir as espécies...São da minha colega e "cheira-me" que ela não deve fazer a minima ideia...
Mas não custa tentar!Como uma verdadeira agronoma tenho essa obrigação!lol
Obrigada!!
Beijinhos!

Vera F. disse...

Hello!

Tira fotos e põe aqui no blog pode ser que se consiga identificar... eu posso tentar dar uma ajuda,
E outra coisa que podes fazer é ir passando pelas floristas e comparares com os que têm aí (por exemplo, na florista do Oeiras Parque, aquela perto da loja de animais, essa tem uns belos bonsais todos identificados)...

Bjinhos


Outra coisa... não se esqueçam de fazer uma poda de raizes quando transplantarem os bonsai, escolhendo as mais branquinhas, claro!!!

Hugo P. disse...

Como o prometido é devido, aqui fica a minha pequena nota sobre o tema em análise. O bonsai teve a sua origem no Japão mas na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Conclusão: o bonsai é uma árvore de "olhos em bico".

Magda disse...

Olá Sara... então andas (ou a avaliar pela data do post, andavas) com dúvidas sobre Bonsais... Há algum tempo a trás dediquei-me um pouco ao culto dessas plantas, no entanto, admito agora que por estúpidez, deixei que o significado que esta planta tinha para mim morresse propositadamente...Como sei que, mais tarde ou mais cedo, essa "paixão" pelo Bonsai vai renascer, guardei sempre uma série de material bibliográfico que colecionei na altura... Por isso, alguma dúvida que tenhas, se eu puder ajudar já sabes...

Quanto à altura ideal para transplante, a Lina já te passou a informação que eu te passaria, pois foi com a mãe dela que aprendi muita coisa sobre estas plantas... Acrescento que os bonsias não gostam de grandes mudanças e nem de vasos grandes...só deves mudar quando tem mesmo de ser (os tais 4 anos e dependendo do tipo e estado de saúde da planta) e além disso a terra em que estão plantados é "especial" e tem nutrientes suficientes para os alimentar durante esse perído sem necessitar de mudar ou "acrescentar" terra.

Aconselho-te ainda a teres cuidado com as regas, é importante manter sempre a terra húmida (mas sem afogar a planta)...Cuidado com a luz (nada de excesso de sol nem demasiada sombra)... deves eliminar sempre as folhinhas amarelas e velhas e nunca as deixes ficar mortas sobre a terra...Podes podar os raminhos mais novos que dão um ar "despentiado" ao Bomsai e assim além de lhe manteres a forma original, dás vigor às outras folhas (esta parte deves saber bem melhor do que eu... LOL)
Ah...importante cuidado com o uso do remédio para o "piolho"....

Consulta o site que a Lina te recomendeu, pois lá terás preciosas ajudas para identificares os "teus Bonsais"...

Espero que estas poucas informações sejam úteis e que ainda vão a tempo de ajudar.

bjokas

Ps- Há um hospital de Bonsais e no Horto do Campo Grande eles também dão assistência a Bonsais doentinhos...