sexta-feira, 13 de abril de 2007

Brincos-de-princesa

As fuchsias, ou vulgarmente designadas de "brincos-de-princesa", são originárias da América do Sul e pertencem à família Onagraceae. São plantas vivazes, semi-lenhosas, com época de floração entre Maio a Outubro. Necessitam de um período de repouso durante o Inverno em condições frescas, no entanto, se receberem pelo menos três horas de sol directo por dia podem dar flor, aparecendo assim continuamente quase todo o ano.
No entanto, algumas variedades são sensíveis à geada, o que implica que sejam protegidas/resguardadas no Inverno (obrigando a que se encontrem em vasos e não directamente no solo).
As flores desta planta são bastante coloridas e grande parte são pendentes, adequando-se bastante bem em vasos pendurados. A flor é composta por quatro ou mais sépalas curvadas, estames compridos e estigma extremamente comprido (O que dá a impressão de um brinco pendurado). Existem algumas variedades que apresentam folhas variegadas e decorativas. Através da poda é possível guiar estas plantas, dando-lhes diferentes formas: arbusto, árvore, pirâmide ou coluna.
A multiplicação das fuchsias resulta bem quando propagada por estacas de caule e necessita de um substrato (ou mesmo o solo) bem drenado. Ou seja, deve-se evitar o alagamento da terra assim como os ventos frios e secos. É sensível ao pulgão, à botrytis e à ferrugem.
Nas minhas pesquisas descobri que estas plantas são comestíveis, tanto o fruto como as flores (mais especificamente as pétalas). Para além disso, são flores utilizadas em terapias com essências florais e que actuam essencialmente na repressão, emoções bloqueadas, enxaquecas, dores de estômago, gastrite, úlceras e mau hálito.
É lamentável, mas não tenho nenhuma imagem destas belas flores! Para quem estiver interessado em ver como são bonitas, encontram neste site:
http://www.olhares.com/brincos_de_princesa_fucsias/foto917969.html


Nota: Gostaria de não estar a ser demasiado tendenciosa, mas a verdade é que os "brincos-de princesa" são mais uma das minhas favoritas!!! Na casa da minha avó haviam várias, o que pode indicar que se adaptam bem na linha de Cascais.

3 comentários:

Vera F. disse...

Muito bem!

Mais um muito bem escrito...continua assim! Espero que o resto das pessoas percam também a preguiça e escrevam artigos e comentem o blog...Beijoca

Unknown disse...

Também adoro "Brincos de princesa"!Entre as minhas plantas é a preferida, mas neste período de frio em São Paulo ela não tem dado flores.
Foi bom ler e poder entender um pouco mais sobre essas plantinhas!

Camila

PS...Arrume eum sua nota...havia várias e não HAVIAM VÁRIAS, pois o verbo haver com sentido de existir é impessoal e não se flexiona!

Ca disse...

Oi, gostei muito do seu blog. Eu estava pesquisando sobre essa flor tão linda, que é Brinco de Princesa, e achei tudo quer queria aqui no seu blog.
Parabéns e sucesso SEMPRE.

Um grande beijo,

Cacau.