sexta-feira, 20 de abril de 2007

Crisântemos vs. Margaridas

ACABOU O TEMPO!!! Terminaram as votações!!!
Apesar das poucas sugestões e opiniões sobre a questão que eu aqui lancei no meu último Post, acho que tenho o dever de pelo menos esclarecer aqueles que se mostraram interessados! Por isso mesmo,

Qual é afinal a diferença entre um Crisântemo e uma Margarida?

Os crisântemos (Chrysanthemum spp.) estão desde algum tempo associados ao dia 1 de Novembro (dia de Finados), sendo porventura a flor mais utilizada nos cemitérios para a ornamentação das sepulturas e por isso mesmo adquiriram alguma antipatia nas épocas festivas e alegres.
Já as margaridas são famosas pelos bonitos “bouquets” campestres que compõem e estão de alguma forma conotadas como flores graciosas e alegres.
De facto, existe esta distinção entre crisântemos e margaridas. No entanto, cientificamente são ambas Chrysanthemum spp., sendo apenas exemplos de cultivares distintos.
Consta que a denominação de margarida surgiu quando se sentiu a necessidade de “aliviar”os crisântemos da imagem triste e fúnebre a que estavam associados. E assim, foi vulgarmente atribuído a um grupo específico destas flores (que apresenta a forma de inflorescência que conhecemos como margarida) esta designação.


Para ajudar a esclarer as dúvidas aqui seguem duas imagens, a primeira corresponde às inflorescências do tipo margarida, enquanto a segunda é um exemplo daquilo que mais vulgarmente consideramos crisântemos:








Queria só acrescentar uma pequena coisa… Esta informação (completada por mim) foi-me dada, a mim e aos meus colegas, numa aula de “Plantas Ornamentais”. E eu já verifiquei em algumas pesquisas, que assim o é. No entanto hoje, antes de escrever este Post, quis-me certificar do que iria dizer! E a verdade é que no guia: “Nomes vulgares de plantas existentes em Portugal - Protecção da Produção Agrícola (DGPC)” as margaridas são apresentadas com outros nomes científicos e nos nomes vulgares para as espécies Chrysanthemum spp., não aparecem. O que confesso que me deixou um pouco baralhada… Será que existem outras plantas, que nós não as conhecemos como margaridas, mas de facto são essas que vulgarmente são designadas como tal?! Ou será que fui eu que não interpretei bem a informação que me foi transmitida?! Honestamente… Não sei!!!

3 comentários:

Vera F. disse...

Bem, após alguma pesquisa bibliográfica, e após uma aula com o ESPECIALISTA... a coclusão é a seguinte: a família das Asteráceas é bastante complexa (e segundo a Wikipedia, é a família botânica com maior número de espécies entre as dicotileóneas)... e portanto quando se observam plantas com as características das Asteráceas há uma certa tendência para lhe chamarem de margaridas... isso não inclui nem exclui nenhum género... como já te tinha dito é o mesmo de chamarmos "cão" a um cão, se eu não for nenhuma especialista em raças de cães apenas lhe chamo cão,se for uma "expert" digo que é um podengo, um husky, um caniche, etc!

Osteospermum, Chrysanthemum, Bellis e muitas outas podem ser consideradas margaridas.

Para verificarem todos os géneros de Asteraceae(conhecidos até à data) consultem a página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_g%C3%AAneros_de_Asteraceae

Beijinhos e estou à espera da próxima novidade ou desafio!!!

Vera F. disse...

Ah...e mais uma coisa! Os crisântemos são plantas de dias curtos e por isso é que eram vendidas no dia dos finados, porque naturalente têm flores em Novembro...
As margaridas existem o ano todo,porque são produzidas em estufas que as colam no escuro para darem flor, simulando assim a natureza!!!
Bjks

Cristian Marques disse...

Amei teu blog; e em especial essa parte. Adoro esta a que chamam de Crisantemo. Sabes da proveniência desta palavra? Pois bem, sei que no latim temos que Krisós é ouro e que (até onde aprendi - que necessita de confirmação) a variedade natural desta flor é amarela. Será esta a origem? Sei também que os antigos chineses já tinham esta flor (na qualidade dourada) como símbolo da familia real.

Abraço e muito sucesso.