sábado, 7 de abril de 2007

Buganvília

Buganvília – género Bougainvillea



Família: Nyctaginaceae

Origem: América do Sul

História: Diz-se que foram descobertas no Brasil em 1790, pelo francês Louis de Bougainville.

Clima e solos: São plantas trepadeiras que se adaptam muito bem a climas quentes e áridos e sensíveis a temperaturas menores que -5º C. No que toca aos solos adaptam-se muito bem a qualquer gama de pH.

Características: As buganvílias são cultivadas pelas suas brácteas coloridas (rosa, encarnado, creme, alaranjado e até arroxeada). Normalmente, as pessoas chamam flores às brácteas, mas na realidade as brácteas são folhas modificadas que servem para proteger as inflorescências e para atrair os insectos para a polinização, estas brácteas são totalmente estéreis.
As inflorescências são brancas e/ou cremes e o fruto é um aquénio (como o morango), que não tem qualquer interesse. Floresce todo o ano.
Usualmente apresentam espinhos e por isso, quando se poda devem usar-se botas, luvas e óculos, e não pensem que estou a brincar… os malvados espinhos magoam à séria!
A folhagem das buganvílias é persistente (todo o ano verde).
Pode atingir 5 a 10 m dependente das variedades, mas como não pretendemos que isso nos aconteça, devem efectuar-se podas todos os anos.

Truques: Partindo do pressuposto que queremos plantas para o nosso jardim para elas florirem (o que nem sempre acontece), as buganvílias florescem melhor se:
1) As colocarmos ao Sol (requer sol de chapa);
2) Lhe dermos pouca água (não matá-las à sede, mas regar pouco, e só regar enquanto floresce). As regas devem ser sempre efectuadas quando estiver menos calor, isto é, início da manhã ou fim da tarde, nunca ao meio dia;
3) Lhe dermos pouca adubação (se adubarmos muito, ela irá ter mais vigor e produzirá ramos ladrões, estes não dão flores, e isso é o que nós não queremos!), além disso, devemos escolher uma adubação pobre em Azoto, mais rica em Fósforo e medianamente em Potássio;
4) Colocarmos os ramos na horizontal, para tal, temos de forçá-la a ser horizontal, isto é, atar os ramos com arames;
5) Podar todos os anos

Poda: Apesar de se poder podar várias vezes, desde que seja após a floração, a poda deve ser feita todos os anos no final de Fevereiro,
A poda deve ser feita a 3 nós, isto é, contam-se os olhos da planta, que nesse ano irão crescer e cortam-se os restantes. Nesse ano irão crescer ramos com 60 a 100 cm que irão florescer.

Espécies existentes: Bougainvillea buttiana; Bougainvillea glabra; Bougainvillea peruviana; Bougainvillea spectabilis; Bougainvillea spinosa; entre outras.
Espécies mais usadas: Bougainvillea glabra; Bougainvillea spectablis

Variedades anãs: apresentam entre-nós curtos; variegadas (o que significa, que apresentam folhas com manchinhas brancas, sem clorofila, e que por isso, crescem mais devagar porque possuem menos clorofila).

Variedades com dupla quimera: por exemplo, plantas que ao mesmo tempo têm:
- folhas verdes;
- folhas brancas;
-folhas verdes e brancas;
- brácteas rosas;
- brácteas brancas;
- brácteas rosas e brancas.

Pormenor de folhas verdes e brancas. Fonte: http://toptropicals.com/pics/toptropicals/ebay/6467.jpg


Variedades com duplicatura: isto é, estames e carpelos transformam-se em brácteas estéreis, ficando as plantas em floração com uns enormes tufos de mais de 6 brácteas.

Problemas: São plantas que enraízam com grande dificuldade e apresentam uma taxa de fertilidade muito baixa (nunca pedir raiz nua), por isso a propagação deve ser feita por estaca de ramos lenhosos.
Costumam ser atacadas por pulgão que pode ser tratado com um insecticida sistémico.
( Este artigo é integralmente da autoria da minha amiga e antiga colega Vera Ferreira.)

4 comentários:

Unknown disse...

Que artigo fantástico!Muito bem escrito e muito eluciadativo.

Unknown disse...

Bem. Escrito por quem foi só podia sair assim. Vai em frente com mais artigos assim e em breve teremos um livro...Parabéns. Gostei muito. Muito boa discrição.

afsantos disse...

Olá Vera e olá Sara este artigo sobre as Buganvílias está soberbo e eu tenho umas questões.

Estou a fazer uma casa e fruto da burocracia inacreditável que grassa em Portugal não vou poder tapar os meus dois alpendres, apenas me deixam fazer pérgolas, a minha duvida é se ao colocar a Buganvília a cada um dos "pilares" da pérgola que ainda vão ser 11-12 será que as mesmas vão me conseguir cobrir num tempo razoável todo o espaço aereo da pergola?

Um abraço e parabens pelo Blog... está soberbo

Filipe

rosa disse...

Olá e bom dia

Será que este blogue ainda está ativo?
Ob.

Pedro Rosa