domingo, 27 de janeiro de 2008

O desafio continua...

As primeiras fotos de rosas tiradas em Janeiro:





Autor das Fotografias: Vera Ferreira
Local: Parque Maria Luisa, Sevilha, Espanha
Data: 1 de Janeiro de 2008
P.S. Temos aqui aqui a prova de que existem rosas em Janeiro! Em que ficamos afinal? Alguém têm uma explicação "cientifica" para esta situação?!:)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

"Cadê a flô, cara?"

Então, por onde andam vocês?!
Ou a vossa cultura geral, mais especificamente a História de Portugal, ficou esquecida algures no 5º ou 6º ano do ciclo preparatório ou então o frio não vos têm deixado sair à rua para ver por esse Portugal fora, se há rosas em Janeiro ou não!!!
Oh, meus amigos!!! Num momento crucial destes, em que duas amantes da cultura das plantas ornamentais apelam à vossa ajuda, ninguém se pronuncia?!
E não vale a pena dizer que n têm passeado, que está frio e tal, porque em Post anteriores houve quem tivesse anunciado rosas nos seus quintais! Portanto, vistam o belo do sobretudo, vão ao vosso quintal e tirem umas fotos a essas rosas dos vossos quintais!!!:)
E mostrem-nos como elas estão... Para de uma vez por todas sabermos se realmente D. Dinis estava equivocado ou não!
Estamos ANSIOSAMENTE à espera!
Nota: Roseira não é apenas aquele "botãozinho" com pétalas de variadas cores que tanto se oferecem nos aniversários! Se encontrarem só folhas, caules e espinhos, fotografem!! Porque isso também conta...;) E pode, inclusivamente, esclarecer a nossa dúvida!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Sara & Vera lançam desafio: O Milagre das Rosas!

Novo ano é sempre sinal de mudanças e nós viemos inovar um pouco o blog, e dizemos inovar porque desta vez escrevemos um post juntas! E ainda, associámos a História de Portugal (que a Sara tanto gosta) às flores …

Dentro desta temática, gostaríamos de chamar a atenção para o Milagre das Rosas, célebre estória da nossa História passada em fins de século XIII e início do século XIV.

“D. Isabel, filha do rei de Aragão, a mais popular Rainha de Portugal, é talvez mais conhecida como Rainha Santa Isabel, santa de muitos altares por esse país fora, lendária pelos milagres que o povo lhe atribui. Entre eles, o célebre milagre das rosas.

Casou-se por procuração com o soberano português
D. Dinis em Barcelona, aos 11 de Fevereiro de 1288 (…), rei e poeta a quem Portugal deve grandes iniciativas, como a de plantar um enorme pinhal, conhecido como o «pinhal de Leiria», na zona da costa entre Coimbra e Leiria, com o fim de impedir o avanço das areias da costa marítima.
D. Isabel parece ter sido muito piedosa e passou grande parte do seu tempo em oração e a ajudar os pobres: alimentava-os, vestia-os, tratava-os de doenças e socorria os mais necessitados (…).

D. Isabel era uma rainha da PAZ. (…) Naqueles tempos de guerra e de lutas ferozes, D. Isabel promoveu sempre a paz, facilitou as relações com Aragão (reino espanhol). Do seu casamento nasceram dois filhos: Constança e Afonso IV. Mas D. Dinis também teve filhos de outra mulher. Ora, na
década de 1320, o seu filho e herdeiro, Afonso IV de Portugal, que poderia não ser rei em favor do filho que o rei Dinis teve de outra mulher, também chamado Afonso, declarou abertamente a guerra a seu pai, chegando-se quase à luta na peleja de Alvalade. No entanto, a intervenção da rainha D. Isabel conseguiu acalmar e serenar todos e a paz voltou a reinar evitando-se uma batalha.
O milagre das rosas aconteceu numa época em que, na corte, havia quem achasse que a rainha gastava muito dinheiro e bens, e fosse intrigar junto do rei contra essas acções de ajuda aos pobres e necessitados que D. Isabel fazia. Então D. Dinis proibiu a rainha de continuar a distribuir dinheiro e esmolas pelos pobres.
Um dia, avisado por um homem do Paço que, no dia seguinte, contrariando as ordens reais, a Rainha D. Isabel sairia com ouro e prata para distribuir pelos pobres, D. Dinis, irritado, resolveu imediatamente que iria surpreender a Rainha quando ela fosse sair com o seu carregamento de esmolas.
Na manhã seguinte, uma fria manhã de Janeiro, quando as rosas ainda não estão em flor, estava D. Isabel com as aias no jardim, com o manto cheio de moedas para dar aos pobres, e já caminhava apressada, quando apareceu El-Rei. Saudaram-se e D. Dinis perguntou:
- Aonde ides tão cedo, Senhora Rainha?

- Enfeitar os altares do Convento de Santa Cruz, meu Real Senhor!

- E que levais aí no regaço, minha rainha?

A rainha corou. Não tinha saída. O rei ia descobrir tudo. Mas resolveu arriscar uma mentirita.
- São rosas, real Senhor!
- Rosas, em Janeiro?! – gritou enraivecido D. Dinis. – Rosas em Janeiro?! Quereis, sem dúvida, enganar-me!
- Senhor, a Rainha de Portugal não mente!
E, largando a ponta do manto, todos viram cair, no local onde sabiam só haver moedas, uma chuva belíssima de rosas brancas, frescas, que tombaram no chão e espalharam pelo ar o seu perfume doce e suave.

A rainha mandou construir, em Coimbra, o convento da Santa Clara e, depois da morte do marido D. Dinis, foi viver junto do Convento, na Quinta das Lágrimas. Viveu pobre.
Foi reconhecida como santa, Rainha Santa Isabel, santa de muitos altares por esse país fora, lendária pelos milagres que o povo lhe atribui.”



Os restos mortais da rainha encontram-se no mosteiro de Santa-Clara-a-Nova em Coimbra. Este é um mosteiro com uma vista lindíssima sobre a cidade de Coimbra, a qual tivemos a oportunidade de visitar no nosso passeio pelo Centro-Norte do país.
Mas chega de acontecimentos históricos…
Na história do milagre o rei perguntou-lhe se a rainha o estava a enganar, pois em Janeiro não havia rosas… Será mesmo verdade?




A PERGUNTA É: SERÁ QUE NÃO HÁ MESMO ROSAS EM JANEIRO?




Vamos aqui lançar o primeiro desafio de 2008… Gostaríamos de saber se o pessoal anda com os olhos bem abertos e por ser Janeiro, não poderia vir mais a calhar… O DESAFIO É ENVIAR FOTOS DE ROSAS TIRADAS NO MÊS de Janeiro PARA COLOCAR NO BLOG… e assim tentar deitar por terra a ideia de que D. Dinis entendia algo sobre jardinagem!
Para além disso, neste texto aqui transcrito fala-se que a rainha levava moedas para os pobres. Mas há também quem diga que era pão. Em que ficamos afinal? O que é que se transformou em rosas...?




Ficamos à aguardar…




P.S. Não estão a valer fotos de estufas… essas não existiam na altura e não comprovam a falta de conhecimento do Rei.




Convento de Santa-Clara-a-Nova (Fotos: Sara & Vera)







domingo, 6 de janeiro de 2008

Propagação de Rosas da China

(Continuação do Post dos Hibiscus - Autor: Vera Ferreira)


Descobri...encontrei o livro...que afinal não se tinha esfumado...estava só bem guardadinho!
Para H. rosa-sinensis dizem que as estacas herbáceas ou semi-lenhosas são fáceis de enraizar, usando turfa e perlite como substrato (peço desculpa pelo vocabulário mas depois fica encomendado à Sara um post sobre substratos)...depois dizem também que pode usar-se IBA (hormona) à concentração de 5000 ppm.

As temperaturas ideais situam-se entre os 26 e os 30º C para o enraizamento ser "perfeito".

Diz também que se podem realizar enxertias pois há cultivares vigorosas de onde se podem retirar especiais vantagens, por exemplo, na tolerância ao encharcamento. Comercialmente, isto é, em viveiros de propagação vegetativa para realizar milhares de plantas, utiliza-se a micropropagação.

Tanto as enxertias como as estacarias devem ser realizadas no fim da Primavera, início do Verão.

Para quem não se importe de "estudar e saber mais" encontrei também este site: www.hibiscusworld.com, que explica as técnicas de propagação com imagens.

Algumas dicas: "cuttings" - estacaria; "grafting" - enxertia

Agora só falta experimentar e ver se resulta!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Feliz 2008!

Desejo a todos um FELIZ ANO 2008!!!!
Que as alegrias, as amizades, o amor, a esperança e a felicidade de cada um de vós, se reforcem e revitalizem com a chegada do novo ano!
Como se costuma pedir todos os anos: "Que o melhor de 2007 seja o pior de 2008"!!
BOM ANO!
E continuem a ler bons blogs!;)