quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Hibiscus (autor: Vera Ferreira)

Mais uma espécie conhecida por todos nós, os hibiscos ou mais usualmente, as Rosas da china.
Os Hibiscus pertencem à família das Malváceas, são na sua grande maioria arbustos que podem atingir uma altura de 3 m e ramificam na base. Florescem desde Maio até Novembro/Dezembro (em Portugal), pelo que são óptimas por terem uma floração tão prolongada.

Este é um género que possui muitas espécies e que apresenta uma variablilidade muito grande... Usualmente conhecêmo-los como sendo arbustos mas podem ser árvores de porte médio, trepadeiras e há até espécies cujos frutos são comestíveis... Portanto, vamos por partes....
Os mais conhecido dos hibiscos em Portugal, o H. rosa sinensis, é o mais adaptado ao nosso país Podem ser inúmera fotos no site hawaiano que se encontra em: http://www.hear.org/starr/hiplants/images/thumbnails/html/hibiscus_rosa_sinensis.htm.
Depois existe o H. schizopetalus originário de África Tropical Oriental, mas não encontrei na bibliografia o local de origem exacto, que necessita de mais calor e de boa humidade, por isso não se encontram tão bem adaptados às nossas condições mas são de uma beleza extraordinária, possuindo flores com pétalas ultrarecortadas, bastante diferentes dos que se vêem nos jardins de Portugal...

Pela informação existente, os hibiscus vendidos em Portugal são cruzamentos entre H. rosa sinensis x H. schizopetalus.

Em geral, os hibiscos são calcícolas (ou seja, gostam de viver em solos calcários), por isso, se por acaso a vossa plantinha estiver num jardim com solo ácido, terão de realizar uma calagem… No entanto, e como não há regra sem excepção, o Hibiscus moscheutos prefere solos ácidos… estes também existem à venda em Portugal mas são um pouco diferentes dos outros, isto é, produzem ramos a 1,60 m onde florescem e morrem, rebentando normalmente no ano seguinte.
Apenas por curiosidade, os ditos que se comem, são do H. abermoschus cujos frutos são conhecidos por quiabos e que agora já se encontram usualmente à venda nos supermercados de Portugal.

Existem mais espécies que considero fantásticas e lindissímos mas acho que para 1.º post sobre Hibiscus já é suficiente, senão corro o risco de ser chatinha… mas para os mais curiosos dêem uma vista de olhos no H. vitifolium (dedicado aos amigos e colegas da VITICULTURA) e no H. coccineus…

Por último, e só para não dizerem que me esqueci, existem também os de pétalas dobradas mas eu pessoalmente acho que perdem um pouco a piada… Beijinhos e espero que continuem a visitar bons jardins em 2008!!!!


(Fotos: Vitor Silva)

P.S.1 Obrigada Vera e Vitor por contribuirem mais uma vez para melhoria deste Blog!:)

P.S.2 Aqui tens Su, o teu Post "pedido"!;)



4 comentários:

Unknown disse...

Obrigada a todos pelo Post!Gostei muito.No entanto gostava de saber um pouco mais sobre a propagação dos hibiscos, especialmente do H. rosa sinensis.Qual o melhor método de propagação vegetativa?A época em que deve ser realizada?E tudo o que me possa ser util para realizar essa tarefa com algum sucesso!

Beijinhos e mais uma vez obrigado

Vera F. disse...

Olá Susana,
No fim de semana pesquiso isso, prometo... tenho um livro muito bom sobre isso que tem a resposta... no entanto, o palpite é que se possam fazer estacas em todo o ano... mas trago-te uma resposta definitiva no fim de semana... Beijinhos e um óptimo 2008 cheio de saúde, felicidade, amor, muitas viagens e muitos, muitos jardins e parques a serem visitados!

bitoke disse...

Olá a todos. Gostei muito do post.
Já tendo plantado e mantido bastantes(Hibiscus), e assim aperceber-me que nas espécies/variedades/cultivares que se encontram na nossa região, já são muitas as formas diferentes em que as encontramos. Mas isso resume-se a duas ou tres espécies. Surpreendendo-me que o género inclui-se assim uma tal variedade e diversidade que desconhecia. E não fazia ideia que o quiabo era fruto de uma hibiscus.
No aspecto da planta no jardim(aqui falo mais da H. rosa sinensis que é a mais usual encontrar) tem um pormenor que nunca me fascinou muito, esse é o facto de ser propícia a uma praga, "O piolho", como na roseira, ou mesmo mais do que na roseira. Se bem que tenho a impresão que variedades mais recentes que tenho encontrado já não o sejam assim tão propícias, mas fica a duvida ainda.
Quanto a desenvolver o assunto, Vera estás á vontade, não vou chamar chatinha, pelo menos muito. Fico á espera desse post futuro, entretanto vou tentar abranger mais H. nas minhas fotos, para que a possas incluir.

Bom 2008
com muito verde á mistura.

Vera F. disse...

Lol!

Valeu a pena esperar... também fico à espera das fotos... e qualquer dia contemplo-os com mais algumas destas flores que nos fascinam...

Se quiseres responder sobre a propagação à Susana, agradeço, porque o livro maravilha desapareceu do meu espaço "quarto" e já corri tudo à procura dele :(

Intuitivamente, acho que como não precisa de vernalização nem nada do género, pegas num ramo fazem-se estaquinhas a 2 ou 3 nós e coloca-se na terra, sempre com um nó enterrado... (Perdoem-me lá, mas isto é a teoria, e como nunca fiz não sei se resulta)...

O que dizem??

Bjks