sexta-feira, 20 de março de 2009

Resposta ao pedido de esclarecimento do Filipe

Em resposta ao comentário/pedido de um pouco mais de informação do Filipe, surge este novo post... sobre buganvílias!
Antes de mais, obrigada pelo elogio... e obrigada pela encomenda... fico feliz por poder esclarecer e partilhar informação, já tinha saudades e apesar do dia ter sido em cheio, tenho todo o prazer em escrever qualquer coisinha sobre o mundo admirável da jardinagem!
Em segundo lugar... surge uma dúvida: o que se entende por tempo razoável? Tudo depende do que é muito tempo ou pouco tempo no nosso calendário! Eu aprendi que com as plantas, é necessário alguma paciência... mas se lhe soubermos dar o que pedem, elas retribuem ;)
Penso que o ideal será comprar uns exemplares já com alguma dimensão (com um metro a um metro e meio), e penso que ao fim de 1 ou 2 anos obter-se-á uma boa cobertura.
Não conheço garden centers em Alenquer (ao que parece, irá ser aí a casa em construção)... mas (e passo a publicidade), na zona de Lisboa e Cascais será muito fácil obter uns exemplares na Quinta da Eira (Estrada do Autódromo do Estoril em Sintra), na Viplant (Oeiras)... e estes são só 2 exemplos de sítios com plantas de qualidade abertos ao público!
Segundo fontes conhecedoras da localidade poderás obter bons exemplares na Lusoflorestal, Floresta e Ambiente, Lda - Ramalhal.
Como o objectivo é que a planta atinja uma certa dimensão inicial, o ideal será proporcionar-lhe um pouco mais água (e adubo)vdo que o habitual (nada de exageros) e manter os ramos na vertical. Quando a buganvília atingir o extremo da pérgola, estará na altura de contrariar o crescimento vertical.
Um bom truque para conseguir que os ramos se mantenham na horizontal é prender com fio de nylon aqueles chumbinhos da pesca, para contrariar o crescimento vertical e assim favorecer a floração.
Outra informação importante é: não misturar plantas de flores de cor diferente no mesmo local, ainda não descobri o motivo, mas as plantas passam a ter flores da mesma cor (eu não acreditava nesta história, porque cientificamente não entendo o motivo, mas é um facto consumado, por isso mais vale prevenir). Espero descobrir o motivo desde fenómeno em breve... e poder partilhar a informação!
Espero que tenha sido esclarecedor... e espero que além da casa, o jardim venha a ser outro desafio! Estamos cá para ajudar e tirar mais dúvidas... o mundo dos espaços verdes é um gigante por explorar que alivia o stress a alguns e dá um stress desgraçado a outros, mas é uma satisfação muito grande quando as coisas resultam... principalmente agora, que a Primavera anda a mostrar o que vale!
Vera Ferreira

6 comentários:

afsantos disse...

Olá Vera muito obrigado pelo tempo que deu à minha questão, foi de facto muito elucidativo e tentarei seguir à risca os seus conselhos.

um abraço

Filipe

Anónimo disse...

Ola! Vim aqui parar por acaso, como deve ser o caso de muitos, e gostei! Li o texto sobre as buganvilias e achei curioso o facto de teres mencionado que o a "travagem" do crescimento vertical favorece a floração!! A teoria parece-me encaixar bem com a prática de casos que consigo recordar, e como a minha não estava a dar flor, vou por essa nova informação no terreno e ver se cresce!!!
Obrigado e bom trabalho!!

Unknown disse...

Olá,
Também eu venho à procura de mais informação sobre buganvilias.
Tenho em minha casa, o que aparentam ser, duas variedades diferentes que se distinguem pelo seguinte: uma tem folhas maiores, mais abundantes e mais lisas e galhos que em poucos anos ficaram grossíssimos. Outra com folhas menores, menos lisas e em menor quantidade e galhos mais finos.
As primeiras dão muito menos flor do que as segundas.
Quando me dirigi à Viplant e expliquei que queria a segunda variedade e não a primeira, não me souberam ajudar.
O que gostava de saber é se a descrição que faço dos dois tipos de buganvilia vos permite perceber quais as variedades em questão?
Obrigado, Tomas Salgado

SARA TEIXEIRA disse...

Tomás, a sua resposta está no Post publicado hoje.
Obrigada pela visita!

Ana Cristina Rocha disse...

Bom dia,

Apesar deste artigo já ter um certo "tempinho" está sempre actual, e fiquei bastante esclarecida de pormenores que não sabia.
Mas eu tenho um "pequeno problema" e gostaria que me esclarecesse e que passo a expôr: é que sou completamente apaixonada por buganvílias e gostaria muito de ter em casa, MAS....sei que ela deixa cair muitas flores, e aí está o meu problema, o que cria a situação de sujar imenso a piscina :-(
Mas falaram-me da existência de um tipo de buganvília (não sei o nome certo) de que forma um tipo de "cacho" e que com essas esse problema deixaria de existir. Será que é mesmo assim??!! Estou a fazer "figas" para que a resposta seja positiva. É que nem sabe da "inveja" que tenho quando passo por uma casa e vejo-as adornadas pelas belíssimas buganvílias... queria tanto ter uma!!!
Nao quero deixar de dizer que gostei muito dos artigos esclarecedores, por isso...OBRIGADA!
Ana Cristina Rocha

Vera F. disse...

Olá Ana... a pedido da Sara venho responder-lhe!
A resposta é: não tenho qualquer conhecimento dessa eventual espécie ou variedade de cacho (não sei se existe, porque, apsar de trabalhar na área, não sei tudo)! Há realmente umas buganvílias que não deixam as flores cair com tanta facilidade, talvez esteja a falar dessas, mas não aconselho porque fica com as flores velhas na planta e acaba por cair óbvio, e ficam muito mais feias...

Não querendo parecer mal, a verdade é que as plantas são natureza, mesmo as de folha persistentes caiem e não duram a vida toda na planta. As flores têm de cair... se adora assim tanto as buganvílias, é melhor esforçar-se por limpar mais vezes a piscina ou arranjar quem o faça (uma manutenção de jardim, ou uma manutenção de piscina, ou ambos!). Há imensas empresas no mercado!
Se pelo contrário não suporta as flores secas... pode sempre optar por mandar pintar uma buganvília na parede, assim terá sempre flores e a piscina limpa!!

Cumprimentos florísticos,

Vera Ferreira