sexta-feira, 29 de junho de 2007

Os Manjericos e o dia de S. Pedro

E não é que hoje é dia de S. Pedro? E não é que o meu Manjerico ainda se encontra vivo e de boa saúde?:) Afinal com carinho e atenção, eles conseguem chegar ao S. Pedro!!!
Tenho que confessar que o mérito não é meu... Ainda não o consegui trazer para casa! E no sitio onde está apanha muito sol, coisa que em minha casa não acontece... Vamos ver como vai reagir quando o mudar de sitio...
De qualquer forma, estamos em dia de S. Pedro e o manjerico está lindo e enorme!:) Assim que tiver uma fotografia bem bonita dele publico!

domingo, 24 de junho de 2007

Hortênsias Vs Hortenses II


Aqui está uma fotografia das Hortênsias que tanto vi quando estive na Madeira em Outubro do ano passado! Não tinha comigo estas fotografias, por isso não publiquei antes. É só uma pequena amostra... Apesar de se verem muitas ao longo das estradas, esta estava no Jardim Botânico da Madeira.




quinta-feira, 21 de junho de 2007

Hortênsias Vs Hortenses

Tal como foi dito pela Vera (e bem!) para mim o mais correcto também é o nome cientifico, pois acaba por ser o que causa menos dúvidas. Assim sendo, a resposta à pergunta do úlitmo post é:
Hydrangea macrophylla (Thunb.)
No entanto, como é óbvio, não dá jeito nenhum no meio de um passeio pelo parque gritar bem alto para quem nos acompanha: "Olha! Que Hydrangea macrophylla tão bonita!!!". Então, para esses casos, o melhor mesmo é chamar-lhes HORTÊNSIAS!;)
Sim, é esse o nome corrente mais correcto.
P.S. Para quem não sabe do que estou a falar ver aqui.

domingo, 17 de junho de 2007

Perguntas e Respostas: Será um problema de Português?!

Num pequeno passeio de fim de tarde pelos jardins de Oeiras, surgiu a seguinte dúvida:
Hortenses ou Hortênsias?:)
Plantas distintas? Ou a mesma com ambos os nomes?! Porque será que se uma das hipoteses não está correcta, se ouve correntemente aplicar-se os dois termos? Será que não passa tudo por um problema de Português??

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Santo António e os Manjericos!

Ontem foi dia de Santo António! E quem fala de festas dos Santos Populares, fala de sardinha assada, marchas e MANJERICOS!
E como seria de esperar, não podia deixar passar despercebida ao meu blog, esta planta tão característica nesta altura!
Na madugada de ontem, pelas ruas de Lisboa, os manjericos passeavam pelas mãos dos transeuntes, libertando o seu aroma tão característico e enfeitados com as suas quadras namoradeiras. Sim, afinal de contas é a planta dos Namorados!
E eu também tive direito ao meu Manjerico!:) E espero que com a sua simples "existência" me ensine um pouco mais sobre esta planta! A verdade é que tenho a sensação que muitos não passam do São Pedro...Parece-me uma planta muito sensivel, será?!
Por uma questão de "logística" ainda não o tenho em casa e por isso não me foi possível fotografá-lo. Mas penso que é daqueles plantas que todos sabemos como são!;)

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Poda das Roseiras

Primeiro que tudo, peço desculpa pela ausência de “Post’s” estes últimos dias. De facto, não tenho tido a disponibilidade que considero necessária para escrever o que quer que seja para este meu querido Blog! A todos as minhas mais sinceras desculpas!!!
Gostaria agora de poder dizer algo acerca da ultima pergunta que lancei no blog, apesar da afluência máxima que teve!!! Zero comentários…LOL!

Nas minhas pesquisas sobre a poda das roseiras, confesso que encontrei muita coisa e principalmente algumas ideias contrárias! O que me causou alguma confusão… Mas das ideias gerais o que conclui foi que a poda nas roseiras é fundamental, contribuindo para a regulação da quantidade e qualidade das flores. Esta deve ser efectuada todos os anos, nos meses mais frios, durante o período de dormência. Porém, em regiões de clima frio, deve-se evitar a poda nessas épocas, pois há grandes riscos de geadas que podem danificar os olhos que irão rebentar, sendo portanto indicado como ideal para estes caso, a poda no final do Inverno ou no inicio da Primavera.
A poda propriamente dita, deve ser realizada da seguinte maneira: Cortar sempre no sentido diagonal (45º graus) a 1,5cm acima da gema mais próxima (muito próximo pode danificar e muito acima o caule pode apodrecer). Deve ter-se o cuidado de escolher a gema que está voltada para a parte externa do caule e antes da poda convêm fazer uma limpeza dos ramos e das folhas mortas. Deve-se cortar os galhos mais velhos, geralmente contando 3 gemas e cortando 1 cm acima. É aconselhável arrancar as flores murchas pois desta forma encoraja uma segunda floração.
Estas plantas podem ser plantadas por estacas, enxertos ou semente. Para quem opte pelas estacas estas devem ser cortadas já na fase lenhosa e no Outono. Por usa vez, o torrão deve ser plantado durante o período de dormência, do fim do Outono ao início da Primavera. As roseiras cultivadas em vaso podem ser plantadas em qualquer altura do ano.
Como características principais, as roseiras são plantas que resistem bem ao calor, ao frio e às podas constantes. São exigentes em sol, solos argilo-arenosos, profundos e bem drenados. Adaptam-se bem a regas abundantes. Existem centenas de variedades de rosas que podem ser utilizadas de diversas maneiras, desde canteiros, conjugadas com outras plantas ou até mesmo serem cultivadas em vaso. As cores são diversas o que permite agradar a todos os gostos!