sábado, 31 de março de 2007

Aloe vera

Hoje andei a “jardinar”… Apesar de não ter nenhum jardim, uma pequena varanda permite algumas brincadeiras! Principalmente quando temos uma mãe que acredita que por estudarmos agronomia somos capazes de executar na perfeição qualquer actividade de jardinagem!!!
Um vizinho meu decidiu oferecer um vaso com um(a) Aloe vera à minha mãe (vamos partir do principio que se trata mesmo da planta Aloe vera, porque honestamente não sei distinguir), alegando as suas propriedades medicinais. No entanto, o vaso vinha com um pequeno défice de terra. E foi APENAS essa a minha árdua tarefa de jardinagem… Preencher com terra o restante espaço!
Mas não foi para partilhar a minha experiência de jardinagem que decidi escrever este Post! O que acontece é que fiquei a pensar: afinal o que é o Aloe vera?
Sem dúvida que o Aloe vera está na moda!!! Basta olhar um pouco em redor e deparamo-nos com variadíssimos produtos com extractos desta planta: é champô com extractos de Aloe vera para as pontas espigadas, é cremes para a cara e corpo, batom para o cieiro e até já se encontram iogurtes com aroma a Aloe vera! Para não falar naquelas pessoas que andam na rua à procura da planta para retirar umas folhas e fazer em casa tratamentos caseiros. Ou ainda quem tem a planta em casa e não sabe bem como tirar proveito dela… Como eu!
A verdade é que poucas vezes ouvi falar desta planta cientificamente… Sei que é o liquido que liberta das suas folhas suculentas que apresenta características terapêuticas e que geralmente é utilizado para a pele e para os cabelos. No entanto, não conheço as suas necessidades e exigências, não tenho conhecimentos exactos dos seus benefícios, das suas capacidades e das vantagens que existem por tê-la em casa…
Mas enfim, a planta foi oferecida e como se costuma dizer: “a cavalo dado não se olha o dente”!
Para os mais distraídos, aqui vai uma imagem da “minha” Aloe vera!


P.S. Obrigada Vera, pelas correcções cientifícas! Já estão alteradas!:)

3 comentários:

Ricardo Ramalho disse...

Aqui podes ver mais coisas sobre a plantita. :)

Vera F. disse...

O Aloe vera (sem acentuação e com o epíteto específico com letra minúscula porque é um nome científico, ai ai ai ai ai!!!) :) apresenta propriedades imunológicas para o ser humano!
As mézinhas que se fazem envolvem p.e., bebidas alcoólicas (como whisky) e açúcar mascavado! Diz que resulta mesmo, eu cá não sei, mas conheço quem tenha experimentado!
Ah, e mais uma coisa, pela foto o teu parece mesmo verdadeiro (vera = verdadeiro) mas se quiseres confirmar perdes um tempinho e vais ao Jardim Botânico da Ajuda e no tabuleiro superior nas plantas que provêm de África, encontras lá um verdadeiro e outros, incluindo o A. viridens que também é muito conhecido em Portugal (poucas pessoas sabem o nome m toda a gente já viu exemplares!)...
Beijocas...e espero que não leves a mal a cientificidade do 1.º parágrafo...(vá...podes chamar-me chata e perfeccionista Sra. Engenheira!)

Saudações florísticas e contínua a publicar!

Vera F.

Vera F. disse...

Rectificação: enganei-me, não é A. viridens mas sim: A. virens...