terça-feira, 14 de julho de 2009

Resposta a Tomás Salgado

Pois...

Infelizmente tanto na Viplant como nos outros viveiros as buganvílias (e muitas mais plantas) vêm sem nome da variedade, cultivar ou subespécie, e portanto eles próprios não sabem muito bem os nomes das coisas que estão a vender... o que é uma pena para o consumidor, ou para o projectista, arquitecto paisagista, etc. As pessoas são muitas vezes enganadas, mas neste caso, nem sequer os viveiros têm muita culpa... porque não é por quererem enganar o consumidor é mesmo por não saberem.

As buganvílias à venda no comércio são, na sua grande maioria, híbridos entre B. spectabilis e B. glabra e também B. peruviana. Estes híbridos são originários de mutações somáticas que por tal motivo já não são espécies originais vindas da natureza. Portanto, para nos entendermos estas têm de ser baptizadas, quando alguma planta é baptizada com nome igual a outra diferente, é claro que vai dar confusão. O problema que se poe aqui, é mesmo a falta de informação.

Gostaria mesmo de ser mais esclarecedora... mas já nos tinhamos deparado com o problema, desta e doutras espécies!

Sugiro que faça umas estacas da buganvília que pretende, com uma gema axilar + 1 folha ou estacas terminais, durante a 2.ª quinzena de Fevereiro, uma vez que já não há risco de geada, e se tratam de plantas sub-tropicais. Assim, poderá obter várias plantas da sua original que já conhece e ainda pode poupar dinheiro no viveiro :)

Boa sorte!
Vera Ferreira

2 comentários:

Vera F. disse...

Ao que parece... podem fazer-se estacas de buganvília durante todo o ano, escolhendo sempre a parte da planta que não tenha flores, ou seja estacas da base. Se a planta se encontrar toda em flor, esperar pelo Outono/Inverno.

Cenourices à la Carte disse...

Olá,

Gostam e querem ajudar os animais?

Conheçam o Grupo Animais em Portugal

http://groups.google.pt/group/animais_portugal?hl=pt-PT


ELES AGRADECEM