quarta-feira, 8 de agosto de 2007

As Amargoseiras

O texto que se segue é mais uma excelente colaboração da Vera!
Hoje venho falar duma árvore de porte médio, que é muito usual como ornamental, sendo facilmente encontrada em jardins, parques ou arruamentos, nomeadamente no Alentejo, onde resido actualmente.
São vulgarmente designadas por amargoseiras, jasmim azul ou lilás das Índias, mas também podem chamar-se mélias, e são da família das Meliaceae.

A Melia azedarach é uma árvore de folha caduca originária da Índia, sul da China e também Austrália, que atinge rapidamente 1,5 m de altura.
Apresenta folhagem densa muito recortada e muito escura fazendo copas compactas. Os troncos são muito bonitos, esbranquiçados, róseos ou avermelhados com veios castanho escuros.
Apresenta floração na Primavera, em Abril e Maio; com flores pequenas, roxas e estames amarelos. As flores são muito cheirosas.
O fruto é uma drupa pequena de cor amarela, que persiste mesmo depois das folhas caírem, durante o Inverno. Segundo a Sara, quando os frutos caiem deixam os passeios todos sujos e peganhentos, e tudo piora, se cair em cima dos carros. Além deste inconveniente, as sementes são muito férteis, e na bibliografia consta que os E.U.A. a consideram uma espécie invasiva e por isso a sua transacção está proibida no país.
Podem ser podadas exceptuando em locais de muito vento, mas não há necessidade de fazer poda. E não devem ser colocadas em corredores de vento, pois como são árvores de crescimento rápido, partem facilmente.
Dão-se em qualquer tipo de solo; e em Portugal em qualquer local do país, nomeadamente, ao clima do Alentejo (Évora e Beja apresentam bastantes exemplares).
Há dois anos, o fim-de-ano foi passado em Évora e lá estavam elas completamente sem folhas e com os frutos pendurados, pequenas bolinhas amarelas quase douradas.
Por último, e como curiosidade, apresentam propriedades anti-virais e anti-cancerígenas.
Para verem alguns exemplares, podem ver aqui, aqui e aqui!:)
P.S. Obrigada Vera! Pela colaboração e pelo entusiasmo desde o incio deste Blog!:)

Sem comentários: