quarta-feira, 22 de abril de 2009

A importancia da agricultura

Finalmente num dia importante como o de hoje, "Dia do Planeta", leio algo que enaltece a minha profissao:


“Nenhuma actividade humana, nem mesmo a medicina, tem tanta importância para a saúde como a agricultura”. Prof. Pierre Delbet (Academia de Medicina, França).

"Na civilização em que vivemos, nem sempre é evidente a importância que o sector primário assume nas nossas vidas. À medida que a população activa que se ocupa deste sector se vai reduzindo, os nossos filhos vão crescendo, nas cidades, habituados a conhecer como origem dos alimentos assépticas prateleiras de supermercados. Se o fosso que separa a população portuguesa das suas origens rurais parece acentuar-se, um pressuposto permanece inalterável: dependemos da terra para a nossa sobrevivência; é a agricultura que sustenta a actividade e conquistas da nossa civilização moderna. É, pois, uma actividade vital e com repercussões globais: no ambiente, nas plantas, nos animais, no Homem."
Fonte: Naturlink - Alexandra Costa (AGROBIO) e Jean-Claude Rodet

Segue ainda uma breve explicaçao sobre a agricultura biológica:

"Longe de representar um retrocesso no tempo, é um sistema de produção que procura aliar tecnologias modernas com práticas de agricultura sustentável, não poluente, de base ecológica. Em países desenvolvidos, trata-se de uma mudança fundamental para inverter o processo de poluição e contaminação generalizada, de erosão e perda de solo, de desertificação de zonas rurais. Em países do Terceiro Mundo, permite às populações cuidarem do próprio solo, tornarem-no ou manterem-no fértil, produzirem o seu próprio alimento com base em recursos locais, conferindo-lhes a autonomia necessária para um desenvolvimento mais equilibrado e independente."

Fonte: Naturlink - Alexandra Costa (AGROBIO) e Jean-Claude Rodet

terça-feira, 7 de abril de 2009

Bonsais e a Primavera

Com a chegada da Primavera, chega a altura de mudar a terra dos Bonsais! E fica aqui o post com umas dicas que aprendi para este processo...
Não é necessário efectuar este procedimento todos os anos, mas sempre que seja necessário deverá ser realizado na Primavera.
Primeiro que tudo convém verificarmos se temos o vaso ideal para o bonsai em questão! Tanto em tamanho como nas suas funcionalidades... Um vaso apropriado para um bonsai deverá ter apenas dois buracos no fundo para drenagem, ao contrário da maioria dos vasos comuns, que tem vários buracos e de menores diâmetros. Portanto, se um bonsai está num vaso comum, deverá ser transferido para um vaso apropriado.
Para este processo deverá comprar-se terra própria para bonsai, terracota e vermiculite. A terracota e a vermiculite vão servir para forrar o fundo do vaso (especialmente os dois buracos)... Estas duas componentes possibilitam a passagem da água para fora do vaso (processo de drenagem) não deixando no entanto que a terra vá sendo arrastada com as sucessivas regas e "banhos".
De seguida deverá tirar-se o Bonsai do vaso antigo e retirar-se cerca de 1/3 da terra que o envolve, aparando as raízes mais externas... O ideal é imaginar que com um pente vamos pentear as raízes e de seguida aparar as pontas!!
Coloca-se um pouco de terra para bonsai no vaso novo, de seguida coloca-se o bonsai já com as raízes aparadas e por último, prenche-se o restante espaço vazio com a terra nova.
Dá-se uma boa quantidade de agua para melhor ligação de todos estes elementos e está feito!

Nota: Para se fazer a mudança do vaso convém uns dias antes deixar de regar o bonsai para a terra não estar demasiado húmida no momento do "transplante"!

Em breve darei noticias quando mudar o vaso do meu! Está mesmo a precisar.......