sábado, 19 de abril de 2008

Crianças de hoje, agrónomos de amanhã!

O post que vou publicar hoje pode para alguns tornar-se demasiado filosófico, mas senti necessidade de partilhar com os leitores deste blog (se é que ainda existem...) um sentimento que tive alguns dias atrás...

No outro dia, em conversa com uma amiga minha que é professora de ciências, ela contou-me que está a desenvolver uma actividade "agrícola" com componente prática com os alunos do 5º ano. Juntamente com outros colegas professores e com várias turmas da escola, criaram uma pequena horta nos terrenos da escola.
Quando era mais nova, ainda nos meus tempos de liceu, recordo-me de um núcleo de jardinagem, relembro-me de irmos todos os anos plantar uma árvore no dia 21 de Março, mas de facto, acho que fazia já muito tempo desde a última vez que tinha ouvido falar em alunos criarem uma pequena horta na escola! Pode ser uma falha de informação minha, mas a verdade é que já tinha saudades de ouvir falar de tais actividades escolares!
Conforme a conversa ia fluindo, fui-me entusiasmado com o que ela me contava...
O objectivo do projecto, segundo o que percebi, é alunos e professores criarem uma pequena horta, acompanharem o seu desenvolvimento desde a plantação até à colheita e por fim, contribuirem com esses "frutos" para o arraial da escola no final do ano lectivo.
Fiquei muito contente por saber que este tipo de inciativas ainda existe! Principalmente por saber que as crianças passam os intervalos a tomar conta da sua hortinha!!
Acho que faz falta neste país mais iniciativas destas! Que mostrem aos adultos de amanhã, que não é apenas nos computadores e nas novas tecnologias que está o futuro!
Existem tradições, necessidades básicas e objectivos, que apesar de à primeira vista parecerem já ultrapassados, podem ainda ser-nos muito úteis e importantes no nosso dia-a-dia.
E o facto de saber que pelo menos algumas das crianças de hoje sabem de onde vem as alfaces e os tomates, têm noção do seu desenvolvimento desde a plantinha até ao fruto, e sabem que para comerem os seus próprios vegetais no final do ano lectivo, têm que cuidar bem deles até lá, vigiando-os e tomando conta deles até nos intervalos, confesso que me deliciou!

Paulinha, pode ser que estejas a contribuir para o aumento do número de alunos no ISA daqui a uns aninhos!!! Isto porque apesar de muita gente duvidar, para mim, Portugal é um país com muito potencial agrícola! Só temos é que acreditar nisso! E mãos à obra!!!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

"o que é isto?"


Esta foto já tem algum tempinho...
Foi tirada no fm-de-semana que passei na Serra da Estrela (1º fds de Março), que por sinal é um belo passeio para se poder observar as espécies que por lá habitam.
No entanto, nos jardins do local em que ficamos instalados estava um canteiro com esta bela flor...
Confesso que hesitei em publicar este Post, mas a verdade é que não consegui chegar a nenhuma conclusão sozinha nas minhas pesquisas... E talvez para vocês seja a coisa mais simples do mundo!
Ora bem, que flor é esta afinal?!
Não é um narciso, não é um lirio... Alguém me consegue dizer o q é?