As espécies do género Callistemon pertencem à família Myrtaceae e são, na sua maioria, endémicas da Austrália. Adaptam-se bem às regiões temperadas, junto à costa, mas suportam o frio sub-tropical e mediterrânico.
São vulgarmente designadas por “limpa-garrafas”, mas podem também ser desigandas de “escova-de-garrafas” ou “lava-garrafas”.
Estes arbustos são muito engraçados!!! De cada vez que encontro um, dou por mim a sorrir! Sem dúvida que o seu encanto está nas inflorescências! Estas apresentam um formato cilíndrico com numerosos estames, sendo as flores, na sua maioria, vermelhas. É vulgar também encontrar flores amarelas, brancas, rosa, púrpura e até mesmo verdes. Podem dar flor todo o ano e a maioria das espécies frutifica no Verão.
São arbustos perenes, de crescimento lento. São pouco exigentes em relação à fertilidade, preferindo solos húmidos, neutros a ácidos, mas com boa drenagem. Toleram podas drásticas, principalmente quando se encontram danificados pela geada.
Multiplicam-se por semente e estaquia de ramos semi-lenhosos.
Dão-se bem junto à base de uma parede quente, num canteiro para arbustos. Necessitam de muito sol.
São na minha opinião, arbustos muito alegres para qualquer jardim! E para quem não os conhece, quando encontrarem algum vão realmente constatar que parece mesmo uma “cópia” de um limpa-garrafas!!! Ou vice-versa….
Fotos: Carlos & Sara
1 comentário:
Muy bien, muy bien! Os meus preferidos são os encarndados!
Enviar um comentário