domingo, 24 de junho de 2007

Hortênsias Vs Hortenses II


Aqui está uma fotografia das Hortênsias que tanto vi quando estive na Madeira em Outubro do ano passado! Não tinha comigo estas fotografias, por isso não publiquei antes. É só uma pequena amostra... Apesar de se verem muitas ao longo das estradas, esta estava no Jardim Botânico da Madeira.




8 comentários:

Unknown disse...

Olá!Há muito tempo que não fazia uma visita...Mas hoje resolvi vir ver as novidades e surgiram-me duas questões.A primeira é o porquê de um nome vulgar ser considerado mais correcto que o outro?Sempre pensei que qualquer nome comum era igualmente correcto, visto estes nomes variarem muito,por exemplo,conforme a região do país(sem dúvida, Hydrangea macrophylla (Thunb.)é a melhor opção!).A outra pergunta, tem a ver com a cor das flores.Já as vi em rosa e azul e pensava que eram as duas cores que poderiam ter, da mesma forma que existem rosas de várias cores.Mas outro dia disseram-me que se deixar-mos de regar as hortênsias cor-de-rosa é quando elas ficam azuis!!!Ou seja as flores azuis só surgem quando a planta está em stress hidríco!!!Gostava de saber se é mesmo verdade?

Beijinhos ;)

SARA TEIXEIRA disse...

Susana:
Em relação à veracidade dos vários nomes vulgares que por vezes podem existir para designar o mesmo nome científico, na minha humilde opinião, acho que depende de caso para caso.Um nome científico pode ter vários nomes vulgares associados, mas isso não implica que todos as designações que por vezes existem estejam correctas... Tens por exemplo,o caso dos Lirios que a maioria das floristas os chamam desde sempre "Coroas-imperiais". Agronomicamente penso que é uma desiganção que não se utiliza..No caso especifico das Hortênsias, da pesquisa que fiz não encontrei simplesmente referencias a "Hortenses"!Deduzindo portanto que se trata de um problema de Portugês!!!
Em relação à tua outra questão, as hortênsias varia a cor da sua flor de acordo com o tipo de solo. Solos ácidos dão origem a flores azuis e solos alcalinos dão origem a flores rosas. As flores brancas são as únicas que não são influenciadas pelo tipo de solo.
Beijinhos!

P.S. Demos isto em Nutrição!;) mas de facto a minha memória estava-me a trair...

SARA TEIXEIRA disse...

AH! O que me parece é que acabou por acontecer é que se confundiu o nome de uma pessoa (Hortense) com o nome da planta (Hortênsia)!

Unknown disse...

Hummm!!!!E passando da Nutrição para a Pedologia(que tu tanto gostas..LOL), será que a quantidade de água influencia o pH do solo?Acho que sim...mas sem certezas(tá tudo tão esquecido)!!!

Beijokas

Vera F. disse...

O pH é correcto mas o que faz a grande diferença é o alumínio, meninas, o alumínio, que é um elemento não essencial à saúdinha das plantas, nas Hydrangeas faz com que as flores se tornem azuis e não lhes faz mal...até se vendem uns frasquinhos no AKI (passo a publicidade) para "que as suas hortênsias fiquem azuis!"...e também demos isso em NVFS.

Outra coisa para a Sara, as coroas imperiais não são lírios, são Lillium sp. (nome científico)...lírios são outras coisas!!

Beijocas

Vera

SARA TEIXEIRA disse...

Vera:
Em relação ao aluminio eu bem dizia à Susana que me recordava que a cor azul estava mais relacionada com um nutriente do que propriamente com o pH! Mas não consegui encontrar os apontamentos de Nutrição e nos livrinhos que tenho só falam em pH... daí eu ter dito que apesar de me lembrar das aulas de nutrição, a minha memória estava a falhar...mas afinal não!!:)
Em relação às coroas imperiais, eu sei que o género é Lilium sp. e também sei o que são Lirios! Mas o nome vulgar penso que seja Lirios, ou mais especificamente "lirios-reais". Mas mais uma vez posso estar enganada... Que nome vulgar é que dás às flores do genero Lilium sp.?

Vera F. disse...

Eu acho que eram Coroas imperiais... Lírios não são Iris sp. ou estou eu enganada? Bj

Vera F. disse...

Descobri uma coisa fantástica...devias fazer 1 post novo com esta informação.... falta de ferro em Hortenses provoca clorose férrica ou até necrose se a deficiência for grave NAS FOLHAS e não acontece nada nas flores, deficiência em Alumínio provoca flores cor-de-rosa...nada provoca nas folhas. Isto tudo acontece porque se elas se encontrarem em pH elevados (solos calcários) o Ferro por um lado e o Alumínio por outro irão ficar indisponíveis para a planta e vão provocar cloroses nas folhas e flores azuis. loogo temos de as usar em solos ácidos se as queremos boas de saude e com flores azuis ou entao utilizamos quelatos de ferro e aluminio...mas temos de por isso todos os anos no solo.
Bj