quinta-feira, 29 de março de 2007

Amendoeiras

Este primeiro post (se assim o posso chamar) é exactamente sobre o assunto que referi antes!
As dúvidas que surgem no café a falar com amigos… Na terça-feira passada, a conversa sobre jardins surgiu e foi-se desenvolvendo, acabando por se falar em variadas culturas, espécies, utilizações e práticas culturais. No entanto, não querendo já correr o risco de tentar pôr "o Rossio na rua da Betesga", vou apenas dedicar-me à pergunta inicial que de facto resultou como "mote" da conversa!!

"Posso plantar uma amendoeira no meu jardim? E onde a posso arranjar?"

As amendoeiras (Prunus dulcis), famosas pela sua beleza em floração, são características na região de Trás-os-Montes e Alto Douro e também no Algarve. São árvores de folha caduca e pertencem à família Rosaceae.
É uma espécie tipicamente mediterrânica, de clima quente e seco na Primavera, que resiste bem à secura, ao calcário e ao pH elevado.
As flores são hermafroditas, mas no entanto apresentam auto-incompatibilidade, o que obriga à polinização cruzada. Ou seja, o pólen de uma flor poliniza o estigma de outra flor, mas podem ser ambas flores da mesma árvore. Portanto, não é obrigatória a presença de duas árvores para ocorrer a polinização e posterior frutificação. Os agentes de polinização podem ser, o vento, os pássaros ou os insectos. No caso da Amendoeira, a polinização é entomófila. Apesar da grande maioria não o ser, existem cultivares auto-férteis.
A Amendoeira demora entre 2 a 3 anos a entrar em produção (dar frutos) e a época de colheita situa-se entre Agosto e Outubro, variando com a localização e as cultivares.
Em relação à utilização da amendoeira como árvore ornamental, confesso que não consegui encontrar muita coisa. Talvez seja porque são árvores de porte médio/grande que podem ser limitativas a nível de espaço.
Penso que qualquer viveiro ou loja de jardinagem que venda árvores fruteiras deve ter plantas de amendoeira para venda, ou pelo menos a possibilidade de encomenda.

P.S. Tal como já disse antes, não pretendo que este texto seja uma lição teórica, ou muito menos uma reunião de citações recolhidas! Por isso mesmo espero que caso exista algum acrescento a fazer, ou qualquer correcção a algo que não achem correcto, todas as criticas serão bem vindas!

4 comentários:

Vera F. disse...

Olá!
Bem, gostei imenso! Estou mesmo surpreendida porque sabes bem que adoro estas coisas!

Queria acrescentar 2 coisas de que me lembrei...a primeira é que podemos "cortar" o vigor a mais que as amendoeiras têm com porta-enxertos ananicantes (anões). E a segunda é relativa às horas de frio...esta é uma árvore que não necessita de muitas horas de frio (Temperatura entre os 6 e os 7ºC, dependente da bibliografica) de umas 200 a 300h! Por isso adaptada ao jardim de muita gente...

Mais uma vez, os meus parabéns, u não teria feito melhor!

Beijinhos
VERA FERREIRA

Sobral Power disse...

Gostava de fazer uma pergunta? Qual é a esperança mé de vida de uma amendoeira? E já agora existe uma nossa da produtividade média de uma amendoeira?

Perdoem-me a ingenuidade, mas posso plantar uma amendeira a partir de uma amendoa?

Ren110380@gmail.com

JARDIM VISTA disse...

BOA DEVIAS ESTAR NA MAIOR EMPRESA DO MUNDO NA JARDIM VISTA S.A.

Carlos Ramos disse...

Na realidade as amendoeiras podem ser autoferteis e podem ser utilizadas em jardins com algum espaço.A forma de as controlar tem que ser atraves da poda e control de produção.A utilização de porta-enxertos ananicantes nesta especie....ainda não é possivel.Os hibridos que se utilizam como porta-enxertos desta espécie são quase todos muito vigorosos.
Podem sempre consultar o nosso viveiro para fornecimento de algumas plantas.
serviruri@gmail.com
Obrigado pela atenção